Novo arcebispo de Goiânia toma posse nesta quarta
Dom João Justino de Medeiros e Silva será empossada às 18h, no Santuário-Basílica Sagrada Família
O novo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros e Silva, será empossado nesta quarta-feira (16). A “posse canônica” ocorreu às 18h, no Santuário-Basílica Sagrada Família, na capital.
Vale lembrar, o religioso foi nomeado pelo Papa Francisco em 9 de dezembro para substituir Dom Washington Cruz, que fez o pedido de renúncia por motivos de idade. À época, ele tinha 75 anos.
Após o Papa aceitar o pedido, destaca-se, Dom Washington disse que se mudaria para uma comunidade sacerdotal localizada em Aparecida de Goiânia. “[Pretendo] ajudar como um padre a todos os outros padres que estão lá [em Aparecida de Goiânia], nas atividades pastorais. Me dedicarei muito mais agora à oração, porque já tenho 75 anos, e preciso rezar porque o encontro com o Senhor pode não estar longe”, declarou ao Mais Goiás em dezembro.
Sobre Dom João Justino, o religioso afirmou que a nomeação foi “uma grande escolha do Santo Padre”. “Dom João Justino é um homem de grande virtude, grande experiência, homem da cultura e da música também. Realmente foi um presente de Deus para todos nós”, declarou.
Dom João Justino
Presidente reeleito da Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Justino tem 55 anos e é visto como progressista, com posicionamentos em defesa da educação inclusiva e da ciência, e tem até um podcast no Spotify.
Dom João Justino é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia, além de ter mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Transferido da Sé de Montes Claros (MG), ele está presente na maioria das redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e até Spotify, plataforma em que mantém um podcast com os programas Testemunho da Luz e Luz para os meus Passos.
Destaca-se, ele tem posicionamentos considerados progressistas, como a defesa das cotas raciais, povos indígenas e contra projetos conservadores na educação.
O novo arcebispo de Goiás é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma; e graduado nos cursos de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora; em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF); e em Filosofia e Teologia, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, também em Juiz de Fora.