Novo Plano Diretor de Aparecida de Goiânia entra em vigor hoje
Um dos principais aspectos do novo texto é o detalhamento da ocupação responsável do solo
Entrou em vigor nesta sexta-feira (17) o novo Plano Diretor de Aparecida de Goiânia. O plano projeta a cidade para os próximos dez anos. As discussões foram iniciadas em 2014, por meio de diversas audiências públicas. O texto foi sancionado no ano passado pelo ex-prefeito Maguito Vilela e passa a ser aplicado pela equipe do atual prefeito Gustavo Mendanha.
“O plano garante que os espaços destinados à novas vias – à exemplo dos eixos estruturantes já implantados e que ainda serão construídos – contemplem pistas largas, com passagens para pedestres e ciclovias”, informou o secretário executivo para Implementação do Plano Diretor de Aparecida, Domingos Pereira, destacando que o plano propõe a construção de um desenho urbano capaz de comunicar as macrozonas, por meio dos Eixos de Integração.
Outro aspecto detalhado no plano atual foi a ocupação e extensão responsável do território, harmonizando densidade e preservação ambiental. Esse é um dos aspectos que ainda hoje trazem problemas sérios ao município. Formado a partir de loteamentos irregulares, sem observância de leis ambientais, o processo de degradação por muitos anos resultou em problemas de todos os níveis, como erosões, grande número de famílias vivendo em áreas de risco e assoreamento de nascentes.
Mas além da recuperação, a grande preocupação com a criação do novo plano foi evitar a repetição dessas situações. Assim, “o plano prevê o crescimento ordenado, com critérios muitos claros de ocupação”, conta Domingos.
Outras questões que fazem parte do atual Plano Diretor e foram pouco tratadas no anterior são o uso do solo mais flexível autorizando o uso misto (residencial e comercial) na maior parte do território, baseando-se na convivência pacífica dessas atividades e estimulando a economia, além de diminuir o deslocamento excessivo das pessoas e mercadorias. Investimento na qualificação paisagística da cidade de Aparecida, de forma a fortalecer o vínculo do morador com a cidade, oferecendo mais áreas de lazer e uma paisagem urbana mais agradável, com a criação das Zonas Parque.