Posse

Novos conselheiros tutelares são empossados, em Goiânia

Ao todo, 1.310 novos conselheiros tutelares tomaram posse nesta sexta-feira (10), em Goiânia. A solenidade…

Ao todo, 1.310 novos conselheiros tutelares tomaram posse nesta sexta-feira (10), em Goiânia. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Para a capital são 30 profissionais. Os mandatos são quatro anos.

De acordo com a legislação, o conselho tutelar tem como principal intuito garantir a estrutura de funcionamento. Ao Estado de Goiás cabe capacitação dos monitoramento do serviço de proteção à criança e ao adolescente.

O presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Agnaldo Lourenço Filho, falou da responsabilidade que os nomeados assumem. “Ser conselheiro não é cargo. É missão” diz. Segundo Lucia Vânia, secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás, ser conselheiro é uma missão sagrada.

Uns dos temas abordados nas oficinas é o abuso sexual de criança e adolescente; segundo a secretária, esse é o principal desafio que os novos conselheiros de Goiânia podem enfrentar. “É inaceitável que, diariamente, tenhamos três, quatro casos de abuso sexual de crianças e adolescentes na Grande Goiânia”, afirmou.

*Tatiele Escobar, para o Mais Goiás