FOGO

Novos focos de incêndio surgem na Chapada dos Veadeiros neste sábado (18)

Fumaça indica um terceiro foco na Cachoeira do Segredo pela grande quantidade de fumaça na região, mas falta confirmação

Dois novos focos de incêndio surgem neste sábado (18), na Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação - CBMGO)
Dois novos focos de incêndio surgem neste sábado (18), na Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação - CBMGO)

Dois novos focos de incêndios surgiram na Chapada dos Veadeiros neste sábado (18). O fogo foi localizado no distrito de São Jorge. De acordo com informações do último boletim divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), o incêndio já consumiu mais de 15 mil hectares de vegetação da Chapada.

Segundo o coordenador da força-tarefa de combate aos incêndios na região, capitão do Corpo de Bombeiros de Goiás, Luiz Antônio Dias Araújo, até as 16h26 deste sábado (18), dois focos de incêndio estão sendo combatidos na região da Chapada dos Veadeiros. O fogo está localizado no distrito de São Jorge.

O bombeiro afirma que o foco localizado na região conhecida como “oca” está sendo combatido por brigadistas voluntários. O outro foco de incêndio, localizado na região do Rio dos Couros está sendo debelado por bombeiros e brigadistas desde a última quarta-feira (16).

Focos de incêndio extintos

De acordo com o boletim divulgado pelo ICMbio, o incêndio da região da serra da Boa Vista e Vale da Lua foi extinto. Outros três pontos de incêndio que foram identificados por volta das 11h da última sexta-feira (16) também foram extintos após ações realizadas durante toda a noite e madrugada.

O incêndio da Chapada dos Veadeiros começou no Vale da Lua, no último domingo (12). Cerca de 100 turistas que estavam no local ficaram isolados na área por causa do fogo. Eles tiveram que esperar por aproximadamente 1h30 pelo resgate.

Grande quantidade de fumaça é sinal de alerta para Cachoeira do Segredo

Luiz ainda revela que foi identificada grande quantidade de fumaça na região da Cachoeira do Segredo, também próximo ao distrito de São Jorge que pode ser um indicativo de outro foco de incêndio no local.

“No entanto, como o lugar é de difícil acesso, vamos precisar de mais tempo para fazer a verificação adequada. Pode ser que seja fumaça proveniente apenas de braseiros cujo fogo já foi controlado”, afirmou.