Número de famílias com dívidas em Goiânia caiu 20% em um ano, diz pesquisa
O número de famílias com dívidas em Goiânia caiu mais de 20% em um ano. É…
O número de famílias com dívidas em Goiânia caiu mais de 20% em um ano. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio), que apontou que o índice de endividamento na capital goiana em junho deste ano foi de 52,2%, enquanto que no mesmo período do ano passado, esse índice era de 72,5%.
A pesquisa foi detalhada em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (30), com o consultor de economia e investimentos da Fecomércio, Bruno Ribeiro. Conforme a pesquisa, dos mais de 52% que estão com suas contas em atraso, 6% estão muito endividados; 13,7% estão mais ou menos endividados e 32,5% estão pouco endividados.
O principal tipo de dívida verificado pelo levantamento foi no cartão de crédito, correspondendo a 78,3%. Financiamento de carro e casa correspondem a 17,1% e 16,3%, respectivamente. Dos entrevistados na pesquisa, 41% afirmaram que possuem contas com mais de 90 dias de atraso.
De acordo com Ribeiro, a redução do endividamento em Goiânia pode estar atrelada a indícios de recuperação da economia e representa um importante destaque entre as capitais do país, uma vez que, nas outras, a linha do endividamento tem se mantido estável.
O consultor diz que é “difícil prever quando voltaremos ao nível de consumo de antes da pandemia”, mas que os índices atuais indicam que “já estamos tendo uma possível melhora”. “É sempre bom um pouco de cautela, mas ao que parece, a perspectiva é de melhora”, declarou.