ÁLCOOL E VOLANTE

Número de motoristas alcoolizados aumenta no fim do ano, afirma DICT

O número de autuações de motoristas embriagados ao volante nos dois últimos finais de ano…

O número de autuações de motoristas embriagados ao volante nos dois últimos finais de ano praticamente dobrou, conforme divulgado pela Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT) nesta quinta-feira (19). Os dados são referentes ao período de férias e festas comemorativas, como Natal e Réveillon.

De acordo com os números divulgados pela DICT, de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, foram 99 motoristas autuados por embriaguez ao volante em Goiânia. Já entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, esse número subiu para 197.

Segundo a delegada Nilda Andrade, o motivo dos motoristas desafiarem a lei de e apresentarem risco pra sociedade “é a falta de conscientização que só pode ser resolvida com uma intensa educação no trânsito”, afirma.

O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê pena de seis meses a três anos para condutores pegos conduzindo veículo embriagados, além de suspensão da habilitação e multa no valor de R$ 2.934,70. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma, ainda, que o motorista pode ter o carro apreendido e serem presos.

Teste nos motoristas

Desde maio deste ano, a PRF está utiliza 48 novos etilômetros nos chamados “teste de bafômetro”. Segundo Newton Morais, chefe de Comunicação Social da PRF, os novos aparelhos permitem que os testes ocorram de maneira mais rápida e eficiente, já que podem ser realizados com o motorista dentro do carro e sem necessidade de assoprar o etilômetro.

“O modelo antigo leva até um minuto para constatar a embriaguez, enquanto o mais moderno detecta em até seis segundos. Os equipamentos conseguem constatar se o condutor ingeriu bebida alcoólica a 30 centímetros de distância. Assim, houve um aumento de 58% nas autuações realizadas pela PRF“, afirma.

PRF está utilizando 48 novos etilômetros nos testes de bafômetro (Foto: Divulgação/PRF)

Casos

Em outubro deste ano, um homem investigado por receptação foi preso em flagrante após dirigir embriagado até a delegacia onde prestaria depoimento, em Guapó. Na delegacia, o homem gritou com os servidores e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Em novembro, um jovem de 23 anos foi preso em Rio Verde após populares denunciaram que ele estava realizando ultrapassagens perigosas na BR-060.

No dia 1º de dezembro, um motorista foi preso depois de dirigir embriagado, causar um acidente de trânsito e deixar três feridos em Valparaíso. O homem colidiu em outros dois veículos na BR-040. Com o impacto da batida, três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. O motorista tentou fugir a pé, mas foi contido por testemunhas que estavam no local.