Números de casos de covid em Aparecida estão acima da média de Goiás, diz governo
Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que Aparecida de Goiânia aparece como o…
Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que Aparecida de Goiânia aparece como o 12º município com maior incidência de casos de Covid-19 com a população acima de 100 mil habitantes no Estado. Segundo o levantamento, a taxa de incidência da doença causada pelo coronavírus na cidade é de 17.031 casos/100 mil habitantes.
Esse indicador está acima da média estadual, de 15.540 casos/100 mil hab. O valor é calculado pelo número de casos dividido pela população e multiplicado por 100.000.
O valor da taxa de Aparecida de Goiânia também está acima do verificado em outros 11 municípios goianos com população acima de 100 mil habitantes (veja a lista abaixo). Quanto maior a taxa, mais casos foram identificados no local ao se comparar a média da população e não números absolutos de residentes, que podem variar entre os municípios.
Aumento no número de mortes por Covid-19 em Aparecida de Goiânia
O Mais Goiás mostrou que Aparecida de Goiânia registrou 1.174 mortes causadas por Covid-19 durante todo o ano de 2021. Esse número representa um aumento de 98,98% em relação a 2020, quando 590 aparecidenses perderam a vida em decorrência da doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os dados foram extraídos do boletim da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, no entanto, diz que os números de Aparecida são melhores do que o restante do Estado. E apontou que a estratégia de fechamento de comércio de forma escalonada, abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e testagem em massa conteve a pandemia no município de modo que o impacto da segunda onda fosse proporcionalmente menor em Aparecida de Goiânia.
Aparecida é a cidade que mais testa, diz prefeitura
Em nota, a prefeitura diz que Aparecida é a cidade que mais testa com RT-PCR em Goiás, e, por causa dessa ampla testagem, pode constatar a incidência de casos de Covid-19 com diagnósticos precisos e precoces que permitem estabelecer estratégias para conter a transmissão do vírus.
A nota diz ainda que o mesmo não acontece com cidades que não testam ou testam pouco porque não têm uma visão precisa da circulação viral em seus territórios e portanto não constatam a real incidência do vírus em sua localidade.
“Quando uma cidade se restringe a testar só os casos graves, ao contrário de Aparecida, que testa mesmo os casos brandos, a incidência é menor mas a letalidade é maior, como pode ser visto quando se compara os dados da letalidade em Aparecida (1,9) e do Estado de Goiás (2,7)”, diz a nota.
A prefeitura ainda diz que Aparecida tem taxa de mortalidade menor do que a do Estado porque se antecipa nos cuidados às pessoas e busca o diagnóstico para intervir o quanto antes no tratamento de cada indivíduo. “Aparecida trabalha com ênfase nos diagnósticos precisos e oportunos para poder monitorar e tratar os casos devidamente, inclusive com suporte de exames laboratoriais, evitando agravamentos e mortes”, conclui.