Obras do BRT alteram o trânsito na Avenida Goiás
Intervenções foram interrompidas no final do ano. A promessa é que o local seja liberado em 60 dias
A construção da terceira etapa da rede de drenagem e do corredor do Bus Rapid Transport (BRT) na Avenida Goiás foi retomada pela Prefeitura de Goiânia nesta segunda-feira (13). As obras, entre a Avenida Anhanguera e a Rua 1, haviam sido suspensas no final do ano passado a pedido dos lojistas da região, para que não atrapalhassem as vendas de fim de ano. O trânsito da região sofre mudanças.
Assim, a Prefeitura deve concluir os 420 metros (m) de extensão das intervenções. A rede pluvial da região vai receber tubulação de 500 milímetros (mm), o que deve evitar alagamentos, sobretudo nas proximidades do BRT. A promessa é que as intervenções devem durar 60 dias, a depender da intensidade das chuvas.
A região também deve receber revitalização. Será construída uma pista em concreto, por onde transitará os ônibus do BRT, além da recomposição de toda a pista de asfalto. As calçadas receberão adaptações com acessibilidade. Novos pontos de ônibus e iluminação serão instalados. Haverá também substituição de árvores já condenadas.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolnozan da Cunha Mattos, as obras da rede de drenagem são delicadas, já que envolvem movimentação de terra. No entanto, avalia que é mais fácil de ser executada, já que a tubulação possui apenas 500 mm, enquanto a realizada na região do Córrego Capim Puba, no Norte Ferroviário, possui 1.600 mm.
“Teremos outras três etapas na Avenida Goiás. Terminado a Praça Cívica, iremos para o início da avenida, no sentido Sul, e seguir em sentido oposto”, explica o secretário. “Importante salientar que, por enquanto, não haverá interdição da via. Nós vamos esperar que a etapa do outro lado chegue para interditarmos uma única vez”, diz.
Trânsito
O motorista que for trafegar pela Avenida Goiás (sentido Norte/Sul), entre a Avenida Paranaíba e a Praça Cívica, será orientado a fazer a conversão à direita na Rua 4, até a Avenida Tocantins, por onde terá acesso à Praça Cívica e toda região Central.
Já quem for circular pela Rua 3 (sentido Oeste/Leste), entre as avenidas Tocantins e Araguaia, deve fazer a conversão à esquerda na Rua 9. Depois deve seguir à direita na Avenida Anhanguera e entrar na Rua 7, onde fará a conversão à esquerda para retomar o acesso à Rua 3.
Quem for passar pela Rua 15, no sentido Leste/Oeste, para acessar a Rua 2 (entre a Marginal Botafogo e a Avenida Araguaia) deve fazer a conversão à esquerda na Rua 18, seguir até a Rua 82 (no anel externo da Praça Cívica), passando pelas avenidas Araguaia, Goiás e Tocantins, fazendo a conversão à direita na Rua 16, onde só será permitida a conversão à esquerda para seguir pela Rua 13 (continuação da Rua 2)
Ônibus
O transporte coletivo também terá alterações. A partir da terça-feira (14) a linha 605 (Bairro da Vitória/Campinas/Centro) deixará de passar pela Rua 3, entre a Avenida Tocantins e Avenida Araguaia. A linha terá o trajeto desviado para a Avenida Tocantins, Rua 1 e Avenida Araguaia e a partir desse trecho segue o itinerário normal. A mudança valerá por até 90 dias por causa do período chuvoso (veja o mapa).