Restauração

Obras na Estação Ferroviária devem ser concluídas em março de 2019

Os trabalhos começaram em dezembro de 2017 e a previsão de conclusão era até o final de 2018. Prédio é tombado pela União desde 2003 pelo seu valor histórico e arquitetônico

As obras de restauração na Estação Ferroviária de Goiânia, localizada na Praça do Trabalhador, no Setor Central, devem ser concluídas no final do mês de março de 2019. As informações são do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os trabalhos começaram no dia 14 de dezembro de 2017 e a previsão de conclusão era até o final de 2018. De acordo com a coordenadora Técnica do Iphan em Goiás, Beatriz Otto de Santana, recentemente o município apresentou um novo programa de necessidades para o espaço, e com isso, os projetos foram adequados e desenvolvidos em razão disso. “Foi uma mudança positiva, que dará mais diversidade de uso ao espaço”, disse.

Segundo ela, haverá uma área reservada para atendimento ao cidadão, com uma unidade do Atende Fácil. Além disso, haverá um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), uma área de exposições artísticas e venda de produtos artesanais. “Dois usos serão mantidos: um posto de atendimento da Guarda Metropolitana de Goiânia, para garantir uma maior segurança no local e o uso do espaço pela Banda Municipal para ensaios e armazenamento dos instrumentos”, contou Beatriz.

A coordenadora garantiu que o andamento do trabalho segue conforme o programado. Com relação aos painéis pintados por Frei Confaloni, Beatriz explicou que foi feita toda a parte de higienização e recomposição pictórica. “Está praticamente finalizado. Ao final será feito um acabamento para deixar os painéis o mais natural possível”.

Com relação à Maria Fumaça, já foi feito o tratamento das corrosões e a consolidação estrutural. “O relógio também está sendo restaurado e vai voltar à ativa. Os azulejos também estão sendo tratados”, afirmou. Ainda segundo Beatriz, será feita uma requalificação do espaço ao redor do prédio, com painéis de sinalização, inclusive em braille. O objetivo é que o espaço seja bastante acessível para toda a população.

Painéis pintados por Frei Confaloni na Estação Ferroviária de Goiânia. (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Restauração

A obra de revitalização da Estação Ferroviária, localizada na Praça do Trabalhador, teve início em dezembro, depois que o Ministério Público Federal (MPF) em Goiás instaurou um Inquérito Civil para apurar as ações e omissões ilícitas do Município de Goiânia quanto ao estado de conservação e uso do prédio. A instauração do inquérito foi consequência de notícias veiculadas pela imprensa local e informações do Iphan que mostram o estado de conservação precário e a falta de uso da Estação.

Na época o prefeito Iris Rezende (MDB) assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 5,87 milhões, recurso do Governo Federal, por meio do Iphan. Os trabalhos iniciais, que consistiam no desenvolvimento do projeto executivo, limpeza e instalação do canteiro de obras, foram cumpridos dentro do cronograma. Segundo Beatriz, até o momento já foram gastos R$ 1, 5 milhão.

A Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 1950. Ela foi o destino de trens de cargas e passageiros que viajavam pela Estrada de Ferro Goyaz por 30 anos. Considerada um dos mais importantes edifícios representativos do Acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, ela foi tombada pelo Iphan em 2002.

Área interna da Estação Ferroviária antes do início da restauração. (Imagem: Iphan)