Obras na Praça Cívica devem atrasar pelo menos um mês
As obras na Praça Cívica, que deveriam terminar na primeira metade de outubro, só devem…
As obras na Praça Cívica, que deveriam terminar na primeira metade de outubro, só devem ser concluídas em meados de novembro. A informação é da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Goiânia (Seinfra). As intervenções, que fazem parte do projeto do BRT Norte-Sul, começaram em 24 de julho e tinham previsão inicial de 75 dias.
Mesmo assim, ainda podem ocorrer imprevistos e a obra que interditou o anel interno da Rua 82 (que contorna a Praça Cívica) atrasar ainda mais, segundo a própria Seinfra. Tudo vai depender do período chuvoso.
“Temos que contar com a chuva porque com a área molhada fica mais complicado o serviço. O solo tem que ter a umidade correta. Não necessariamente seco”, informou a pasta por nota. Confira na íntegra, a seguir.
“As obras na Praça Cívica continuam e devem ser finalizadas em meados de novembro sem as 4 estações do BRT que ainda dependem de aprovação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Também temos que contar com a chuva porque com a área molhada fica mais complicado o serviço. O solo tem que ter a umidade correta. Não necessariamente seco.”
O Mais Goiás solicitou, também, uma nota sobre a razão do atraso atual, uma vez que a capital sofreu com a estiagem no período. E, ainda, se o prazo da entrega do Trecho II (do Terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidoria) no final do ano, até dezembro, permanece.
Sobre isso, a pasta informou:
“Neste período de obras, enfrentamos problemas, como as interferências da Enel e da Saneago, e as chuvas, já que com a área molhada o serviço precisa ser replanejado, visto que o solo precisa ter a humidade correta, não necessariamente seco.
Lembramos ainda que a previsão de entrega do Trecho II do BRT, que compreende do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória, está previsto para o final do ano, porém, a Seinfra ainda aguarda a liberação do Iphan para as obras das estações na Praça Cívica e na Avenida Goiás.”
BRT
A obra do BRT teve início em 2015, durante a administração do então prefeito Paulo Garcia (PT), e tinha previsão de conclusão em 2017. Entretanto, a construção do corredor exclusivo de ônibus foi paralisada duas vezes em virtude de dívidas e de revisão de valores de itens.
A ideia é atender 148 bairros da capital e de Aparecida de Goiânia com uma rota exclusiva para o transporte coletivo, a exemplo do que acontece no Eixo Anhanguera. As linhas serão atendidas por 93 ônibus, 28 articulados e 65 convencionais. A expectativa é que o BRT atenda 120 mil pessoas todos os dias.