Ocupação de leitos de UTI é de 96,7% em Goiás e de 85% em Goiânia
85,4.% das enfermarias do Estado destinadas a Covid-19 está com pacientes que estão tratando a doença
Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Estado da Saúde possui 96,7% dos leitos de UTI destinadas a Covid-19 ocupados em Goiás e 85,4.% das enfermarias com pacientes que estão tratando a doença. Em Goiânia, a taxa de ocupação das UTIs é de 85% e enfermarias, 89%.
Em Goiás, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a rede pública estadual conta apenas com 14 leitos de UTI disponíveis. Há duas vagas em Nerópolis e no Hospital Municipal de Rio Verde.
Já os municípios de Anápolis, Catalão, Porangatu, Senador Canedo e São Luís de Montes Belos possuem apenas um leito cada. Goiânia conta com três leitos de UTI disponíveis no Hospital de Campanha (HCamp), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo (Crer).
Em Goiânia, segundo dados disponibilizados no site da Secretaria Municipal de Saúde, as três unidades que ainda possuem leitos disponíveis para a Covid-19 são: Gastro Salustiano e Hospital das Clínicas, com cinco leitos cada, Hospital e Maternidade Celia Câmara, com um leito.
Goiânia, porém, recebe mais 50 leitos de UTI e outros 50 de enfermaria para desafogar a rede municipal de saúde nesta quarta-feira. Parceria com Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), viabiliza a iniciativa.
Dados
A SES registrou até o momento em Goiás 401.134 casos da Covid-19 e óbitos 8.545. Já em Goiânia, são 113.174 casos confirmados e 2.676 mortes pela doença. A equipe de reportagem do Mais Goiás procurou a assessoria de comunicação da pasta para averiguar quantos pacientes estão à espera de leitos de UTI no Estado, no entanto, até fechamento desta matéria não obteve resposta.