Oito cidades goianas afetadas por incêndios florestais entram em situação de emergência
Reconhecimento da situação de emergência foi feito pela Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional reconheceu, no final da última semana, situação de emergência em oito cidades goianas atingidas por incêndios florestais. Estão na lista Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Guarani de Goiás, Nova Roma, São Domingos, São João D`Aliança e Teresina de Goiás.
Segundo portaria publicada na última sexta-feira (2), as cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública estão aptas a solicitarem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a medida permite que a corporação promova ações mais céleres de combate aos incêndios florestais.