Onda de calor pode aumentar temperaturas em até 5ºC neste domingo, em Goiás
Segundo comunicado, haverá predomínio de sol em todas as regiões de Goiás, com as temperaturas máximas em elevação
O início de uma onda de calor no Brasil pode influenciar as temperaturas em Goiás entre 2ºC e 5ºC, neste domingo (1º). A informação é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Segundo comunicado, haverá predomínio de sol em todas as regiões de Goiás, com as temperaturas máximas em elevação. Inclusive, há um alerta laranja (12% a 20%) para o índice da umidade relativa do ar no período da tarde. A mínima em todas pelo Estado deverá ser de 16%.
Por região, as maiores temperaturas estão previstas para a Oeste e Norte, indo de 20ºC a 39ºC. No Sul e Sudoeste, de 16ºC a 35ºC. Já na Central, de 17ºC a 35ºC, enquanto na Leste, de 15ºC a 35ºC. Em todas, a umidade relativa do ar deve variar de 16% a 60%.
Goiânia tem previsão mínima de 17ºC e máxima de 34ºC. O sol está previsto para se pôr às 18h10.
Queimadas
A chegada desta onda de calor e das rajadas de vento no Estado favorecem a formação de queimadas em Goiás e, de acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, essa situação pode intensificar os focos de incêndio. “Infelizmente, esses focos, na sua maioria, não são naturais. As pessoas estão com mania, até uma cultura, de colocar fogo a todo momento. É importante ficar atento e evitar as queimadas”.
Em 2024, mais de 8 mil incêndios foram registrados em Goiás. Somente nos últimos três dias, mais de 1.400 focos de calor foram monitorados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, em Goiás.