Ônibus elétrico que vai rodar no Eixo Anhanguera entra em fase de testes
A expectativa é que o veículo esteja pronto para transportar passageiros em até 15 dias
A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) deu início, no último sábado (16), à fase de testes do primeiro ônibus elétrico superarticulado que irá operar no Eixo Anhanguera e suas extensões para Goianira, Senador Canedo e Trindade. A expectativa é que o veículo esteja pronto para transportar passageiros em até 15 dias.
Nesta fase inicial, os testes visam avaliar o desempenho do veículo em diferentes condições de terreno, especialmente em aclives e declives. A RMTC também está verificando a compatibilidade entre as plataformas das estações e as portas dos ônibus, garantindo a acessibilidade e a segurança dos passageiros.
A operação na fase de testes ocorre sem passageiros e um motorista experiente opera em todas as vias do Eixo Anhanguera, passando por todos os terminais e plataformas, incluindo as extensões para Senador Canedo, Goianira e Trindade.
“Estamos otimistas com a nova tecnologia e acreditamos que ela trará benefícios para toda a população”, afirma Miguel Angelo Pricinote, subsecretário de Polícias para Cidades e Transporte do Governo de Goiás. “O Superarticulado Elétrico representa um transporte público mais moderno, eficiente e sustentável, que contribui para a melhoria da qualidade de vida na região metropolitana de Goiânia.”
Com 23 metros de comprimento e capacidade para até 180 passageiros, o Superarticulado Elétrico será o maior veículo em operação no transporte coletivo da América Latina. Equipado com ar-condicionado, wi-fi gratuito e sistema de monitoramento por câmeras, o veículo oferece maior conforto e segurança aos usuários. Além disso, a propulsão elétrica garante um transporte mais sustentável, com redução da poluição sonora e das emissões de gases poluentes.