Ônibus elétricos passam por 15 dias de testes sem passageiros antes de operação em Goiânia
Fase operacional teve início e veículo já pode ser visto no Eixo Anhanguera
Os ônibus elétricos adquiridos pelo governo de Goiás para circular no Eixo Anhanguera, em Goiânia, passam por 15 dias de testes, sem passageiros, antes de receberem o sinal verde para operar. O primeiro deles já pode ser visto circulando pela via.
Segundo o governo de Goiás, a medida é parte da análise de desempenho em subidas, descidas e nas passagens pelas plataformas e terminais. Outros cinco veículos chegarão na cidade até julho e também passarão pela mesma verificação.
Após 15 dias, se os resultados forem satisfatórios, eles são liberados para passageiros. Cada ônibus elétrico tem capacidade para 181 pessoas.
Primeiro
No mês passado, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) apresentou o primeiro ônibus elétrico que irá operar na via do Eixo Anhanguera, em Goiânia e extensões para Goianira, Senador Canedo e Trindade. À época, o governo destacou que os seis veículos marcam um passo importante na modernização do transporte público da região metropolitana de Goiânia e representam um investimento de R$ 1,6 bilhão.
O ônibus é superarticulado, com chassi BYD modelo D11B e carroceria Marcopolo Attivi Express, possui 22 metros de comprimento e diversas características que garantem conforto, segurança e eficiência energética. Entre elas, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes.
O investimento total no projeto é de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 1,2 bilhão destinados à aquisição da nova frota, que até 2026 totalizará 1.170 novos ônibus climatizados. Desse total, 150 serão elétricos, beneficiando os 150 mil usuários diários do Eixo Anhanguera.
A iniciativa também inclui a instalação de 600 carregadores para garantir a operação dos ônibus elétricos. O investimento total nos carregadores é de R$ 600 mil.