INVESTIMENTO

Ônibus elétricos passam por 15 dias de testes sem passageiros antes de operação em Goiânia

Fase operacional teve início e veículo já pode ser visto no Eixo Anhanguera

Ônibus elétricos passam por 15 dias de testes sem passageiros antes de operação em Goiânia (Foto: Edinan Ferreira)

Os ônibus elétricos adquiridos pelo governo de Goiás para circular no Eixo Anhanguera, em Goiânia, passam por 15 dias de testes, sem passageiros, antes de receberem o sinal verde para operar. O primeiro deles já pode ser visto circulando pela via.

Segundo o governo de Goiás, a medida é parte da análise de desempenho em subidas, descidas e nas passagens pelas plataformas e terminais. Outros cinco veículos chegarão na cidade até julho e também passarão pela mesma verificação.

Após 15 dias, se os resultados forem satisfatórios, eles são liberados para passageiros. Cada ônibus elétrico tem capacidade para 181 pessoas.

Primeiro

No mês passado, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) apresentou o primeiro ônibus elétrico que irá operar na via do Eixo Anhanguera, em Goiânia e extensões para Goianira, Senador Canedo e Trindade. À época, o governo destacou que os seis veículos marcam um passo importante na modernização do transporte público da região metropolitana de Goiânia e representam um investimento de R$ 1,6 bilhão.

O ônibus é superarticulado, com chassi BYD modelo D11B e carroceria Marcopolo Attivi Express, possui 22 metros de comprimento e diversas características que garantem conforto, segurança e eficiência energética. Entre elas, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes.

O investimento total no projeto é de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 1,2 bilhão destinados à aquisição da nova frota, que até 2026 totalizará 1.170 novos ônibus climatizados. Desse total, 150 serão elétricos, beneficiando os 150 mil usuários diários do Eixo Anhanguera.

A iniciativa também inclui a instalação de 600 carregadores para garantir a operação dos ônibus elétricos. O investimento total nos carregadores é de R$ 600 mil.