Crise hídrica

Operação combate desvio ilegal de água no Rio do Peixe, em Faina

Seis pontos de extração de água não autorizada foram identificados e interrompidos durante a operação

MPGO inspeciona captação ilegal de água no Rio do Peixe durante operação integrada para combater a crise hídrica em Faina (Foto: Defesa Civil)

Seis pontos de desvio ilegal de água foram identificados em propriedades rurais próximas do Rio do Peixe, em Faina na quinta-feira, (17/10). Durante a operação, foram localizadas bombas não autorizadas que desviavam o curso do rio para irrigar pomares e plantações. Também foram encontradas mangueiras utilizadas para captação irregular. Os responsáveis foram notificados e terão 60 dias para regularizar suas atividades, conforme a legislação ambiental.

A ação conjunta, realizada pelo Gabinete Estadual de Ações Integradas, visa combater o desvio irregular de água, com a participação Ministério Público de Goiás (MPGO) e diversos órgãos de defesa e meio ambiente do estado, com o objetivo de identificar e coibir práticas que prejudicam os recursos hídricos da região.

O Rio do Peixe, principal fonte de água para a população de Faina, chegou a secar na semana anterior à operação. Na ocasião o prefeito do município declarou situação de calamidade pública após os moradores ficarem sem água. O colapso no fornecimento ocorreu porque o rio não tinha volume suficiente para possibilitar o bombeamento de água para a estação de tratamento.

De acordo a prefeitura, para amenizar o problema, caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros foram enviados à cidade para transportar água, uma medida que ajudou reduzir os impactos da falta de abastecimento até que a situação seja normalizada.