Operação combate sonegação fiscal em restaurantes na Grande Goiânia
A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal em duas empresas
Por Vinícius Marques
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), em conjunto com a Secretaria da Economia, realizou operação de combate a crimes de sonegação fiscal e concorrência desleal praticados por restaurantes da Grande Goiânia. A ação, que ocorreu na quinta-feira (25), resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal em duas empresas, com o intuito de obter provas relacionadas a crimes tributários.
De acordo com as investigações, há indícios de que os empresários donos dos restaurantes deixavam de declarar suas receitas, não emitindo notas fiscais. Eles ainda utilizavam artifícios para burlar a fiscalização, por meio de confusão das pessoas jurídicas. Dessa forma, além da sonegação fiscal, eles se beneficiam indevidamente do sistema Simples Nacional.
Estima-se que o faturamento anual das empresas investigadas ultrapasse a marca de R$ 6 milhões. Com o avanço das investigações e auditorias, espera-se determinar o montante sonegado, para que sejam adotadas as medidas necessárias visando a recuperação dos valores para os cofres públicos, bem como a eventual responsabilização penal dos envolvidos.