Operação Mercúrio

Operação cumpre 39 mandados em Goiás por agiotagem, roubo de cargas e lavagem de dinheiro

Cerca de R$ 40 milhões foram bloqueados judicialmente e aproximadamente 200 veículos foram apreendidos. Outros nove estados também são alvos da Operação

39 mandados em 13 cidades goianas são cumpridos contra grupo criminoso que atua com agiotagem, lavagem de dinheiro e roubo de cargas. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), em conjunto com as polícias Civil (PC) e Militar (PM), cumpre  39 mandados, em 13 cidades goianas, na manhã desta quinta-feira (29). Denominada Operação Mercúrio, a ação tem como objetivo desarticular grupo criminoso que, segundo as corporações, atua com crimes de agiotagem, lavagem de dinheiro e roubo de cargas. Outros nove estados também são alvos da iniciativa.

Ao todo, serão cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 22 de prisão temporária em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Vianópolis, Anápolis, Trindade, Gouvelândia, Santa Helena de Goiás, Itumbiara, Silvânia, Rio Verde, Inhumas e Quirinópolis. As investigações duraram cerca de 10 meses.

Informações preliminares dão conta de que a chefia da quadrilha é instalada em Goiânia e Uberlândia. O grupo criminoso, conforme o MP, atua no roubo e receptação de caminhões e cargas, em seus núcleos operacional, jurídico, lavagem de dinheiro, receptação, apoio logístico, empresas fantasmas, falsificação de notas fiscais e outros. Cerca de R$ 40 milhões foram bloqueados judicialmente e aproximadamente 200 veículos foram apreendidos.

Além de Goiás, a operação se estende a estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará, Paraná, Mato Grosso, Tocantins e Pernambuco. Ao longo da deflagração  serão cumpridos 94 mandados de prisão, sendo 45 de medidas preventivas e 49 de  temporárias, bem como 110 de busca e apreensão.