Operação cumpre 39 mandados em Goiás por agiotagem, roubo de cargas e lavagem de dinheiro
Cerca de R$ 40 milhões foram bloqueados judicialmente e aproximadamente 200 veículos foram apreendidos. Outros nove estados também são alvos da Operação
O Ministério Público de Goiás (MP-GO), em conjunto com as polícias Civil (PC) e Militar (PM), cumpre 39 mandados, em 13 cidades goianas, na manhã desta quinta-feira (29). Denominada Operação Mercúrio, a ação tem como objetivo desarticular grupo criminoso que, segundo as corporações, atua com crimes de agiotagem, lavagem de dinheiro e roubo de cargas. Outros nove estados também são alvos da iniciativa.
Ao todo, serão cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 22 de prisão temporária em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Vianópolis, Anápolis, Trindade, Gouvelândia, Santa Helena de Goiás, Itumbiara, Silvânia, Rio Verde, Inhumas e Quirinópolis. As investigações duraram cerca de 10 meses.
Informações preliminares dão conta de que a chefia da quadrilha é instalada em Goiânia e Uberlândia. O grupo criminoso, conforme o MP, atua no roubo e receptação de caminhões e cargas, em seus núcleos operacional, jurídico, lavagem de dinheiro, receptação, apoio logístico, empresas fantasmas, falsificação de notas fiscais e outros. Cerca de R$ 40 milhões foram bloqueados judicialmente e aproximadamente 200 veículos foram apreendidos.
Além de Goiás, a operação se estende a estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará, Paraná, Mato Grosso, Tocantins e Pernambuco. Ao longo da deflagração serão cumpridos 94 mandados de prisão, sendo 45 de medidas preventivas e 49 de temporárias, bem como 110 de busca e apreensão.