Operação da Polícia Federal apura tráfico internacional de armas em Itaberaí
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (15), uma operação com o objetivo de apurar…
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (15), uma operação com o objetivo de apurar crime de tráfico internacional de armas de fogo e munição em Goiás. Cerca de 25 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão após denúncias de que uma associação criminosa do município de Itaberaí estaria traficando armas com origem no Paraguai.
Além de tráfico de armas, a Operação Mercancia Oculta, como foi batizada, investiga também os crimes de descaminho e contrabando. O órgão cumpre 6 mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal, em Goiânia.
Conforme a PF, as investigações tiveram início após o órgão tomar conhecimento de denúncias envolvendo uma associação criminosa em Itaberaí que atuava com o tráfico de armas e munições originárias do Paraguai, assim como contrabando e descaminho, que é a prática criminosa da ilusão do pagamento do tributo de mercadoria permitida, ofendendo a ordem tributária.
A PF constatou, por meio do afastamento de sigilo bancário e fiscal dos investigados, a incompatibilidade das receitas e rendas. Segundo a PF, os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de tráfico internacional de arma de fogo e munição, descaminho e contrabando, crimes previstos no art.18 do Estatuto do Desarmamento e no art.334 do Código Penal, com penas de reclusão que, somadas, podem atingir 20 anos.