Operação em Anápolis e Valparaíso (GO) mira exploração sexual de crianças na internet
Cidades de Anápolis e Valparaíso de Goiás foram alvos da chamada Operação Luz
A Polícia Civil de Goiás realizou a operação Luz na Infância, na manhã desta quinta-feira (30), nas cidades de Anápolis e Valparaíso de Goiás. A ação teve como objetivo combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
O delegado Davi Freire, que faz parte da Delegacia Estadual de repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), explicou que a operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o Brasil, além de ainda acontecer em outros países, como a Argentina, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Panamá e Paraguai. Houve também a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI).
Em Goiás, a corporação cumpriu apenas dois mandados de busca e apreensão, em Anápolis e Valparaíso. Em cada endereço, a equipe tinha como objetivo recolher objetos, tais como computadores, celulares, pen-drives e outros, que pudessem conter evidências de armazenamento ou produção de conteúdos pornográficos infantis.
Além desta ação policial, a equipe também já realizou outras ao longo deste ano e prentende realizar mais. Segundo a polícia, nesta ação, ninguém foi preso.