PRESERVAÇÃO

Operação Mata Atlântica em Pé aplica R$ 530 mil em multas em Goiás

No Estado foi constatado desmate irregular de uma área de 96,8 hectares. Ação é realizada pelos Ministérios Públicos de 17 Estados

(Foto: Divulgação MP-PR)

Cinco propriedades rurais em Goiás foram autuadas na 4ª edição da Operação Mata Atlântica em Pé, por constatação do desmate irregular de uma área total de 96,8 hectares. O valor das multas aplicadas pela prática chega a R$ 530 mil.

A operação é realizada pelos Ministérios Públicos de 17 Estados com o intuito de conter desmatamento e proteger as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica.

Segundo o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a operação utilizou de imagens de satélite para a verificar as áreas de desmatamento. Os proprietários dos terrenos foram identificados após o cruzando os dados obtidos a partir das imagens com o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Em Goiás, a fiscalização foi realizada entre 21 e 25 de setembro em dez propriedades dos municípios de Itumbiara, Morrinhos, Buriti Alegre, Água Limpa e Corumbaíba.

Segundo o coordenador da Área do Meio Ambiente e Consumidor do MP-GO, Delson Leone Júnior, a parceria do MP-GO com o Ibama “garante a proteção ambiental para as presentes e futuras gerações”.

Mata Atlântica

O bioma da Mata Atlântica, que ocupa uma área de 1.110.182 km², é equivalente a 13,04% do território nacional e um dos sistemas mais explorados e devastados pela ocupação humana.

Cerca de 70% da população brasileira vive em território antes coberto pela mata. Estima-se que apenas 12% da vegetação original esteja preservada, 80% disso mantidos em propriedades particulares.

A Mata Atlântica é um dos biomas com maior diversidade de espécies de fauna e flora e alguns trechos da floresta são declarados Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

https://www.emaisgoias.com.br/salles-posta-video-de-mico-da-mata-atlantica-para-falar-sobre-amazonia/