Operação mira suspeitos de tráfico interestadual em Goiás e Pernambuco, nesta terça
Ação reúne PF, PC, PM, PRF e Polícia Penal
Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem dois mandados de prisão e outros três de busca e apreensão contra suspeitos de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As ordens judiciais expedidas em Aragarças (GO) são executadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Recife, em Pernambuco.
De acordo com a corporação, as investigações foram iniciadas em agosto deste ano, após a prisão de uma pessoa que transportava maconha de Porto Velho (RO) a Goiânia. Desde então, a PF identificou outros supostos envolvidos e apurou o esquema de batedores que possibilitava o tráfico entre estados.
Denominada Suricato, a operação foi batizada com inspiração nos mamíferos que vivem em “espécies de gangues” e tem sistema de vigilância eficas. “Alguns, inclusive, ficam de guarda para alertar o grupo sobre a aproximação de predadores. Essa cooperação na vigilância ajuda a aumentar as chances de sobrevivência do grupo como um todo”, aponta a PF.
A operação, coordenada pela PF, é composta também pelas polícias Civil (PC), Militar (PM), Penal (PP) e Rodoviária Federal (PRF), com participação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
O objetivo é a prevenção e repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos.