Operação notifica 25 acampamentos em um fim de semana no Araguaia
Uma operação realizada no Rio Araguaia notificou 25 acampamentos neste final de semana. A ação…
Uma operação realizada no Rio Araguaia notificou 25 acampamentos neste final de semana. A ação percorreu 240 km do rio nas regiões de Aruanã e do distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, e obedece ao decreto 9674/2020, que cancelou a temporada em virtude da pandemia do coronavírus.
Os responsáveis pelos acampamentos foram orientados a desmontar as estruturas temporárias preparadas para receber turistas. A ação fiscalizou restaurantes, bares, banheiros e pontos de apoio em praias, beiras de rios e cachoeiras.
O trabalho de conscientização é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceira com diversos órgãos como Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Goiás Turismo. Ele será realizado nas próximas semanas apenas de forma educativa, até que o decreto entre em vigor, no dia 1º de julho.
De acordo com o superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Disarz, o volume de pessoas na região é bem menor do que em anos anteriores.
“Percebemos um número bastante inferior de estruturas montadas, comparado com anos anteriores, e também um cuidado em evitar aglomerações tendo em vista a proteção de quem está circulando pelas praias. Notificamos e orientamos os acampamentos e, a partir do dia 1º de julho, os fiscais vão aplicar as multas e tomar as devidas providências para quem estiver em desacordo com o decreto”, disse Robson.
O decreto estabelece uma série de multas para condutas diferentes. Os valores, variam de R$ 1 mil, no caso de uso de beiras de rios, cachoeiras e praias formadas no Rio Araguaia e seus afluentes, até R$ 100 mil, para quem realizar, organizar, promover, divulgar e participar de shows musicais, festas em geral e outros eventos.