A Gerência de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria do Meio Ambiente,Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidade e Assuntos Metropolitanos – Secima – realizou durante este mês de novembro uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres e rinhas de canários da terra, no Sul e Sudeste goianos. A chamada Operação Bugio teve base em denúncias e nos sistemas de controle de fauna silvestre.
No total, sete pessoas foram autuadas, 183 animais foram apreendidos e as multas aplicadas somam R$ 124,5 mil. Também foram apreendidos seis alçapões, três gaiolas de rinha, sete redes de pesca, 51 gaiolas e dois malotes adaptados para esconder os animais contendo seis gaiolas de transporte para rinha.
DSCF2567Entre os animais apreendidos estavam 149 canários da terra, três pássaros pretos, dois periquitos amarelos, três papa capins, dois sabiás laranjeira, um bigodinho, uma cigarra rainha, um coleiro do brejo, dois jabutis, uma arara canindé, um papagaio-verdadeiro, quatro pintassilgos, dois curiós, três azulões-verdadeiros, um bicudo-verdadeiro, quatro trinca ferros e três baianos.