Órgãos assinam nota conjunta à sociedade sobre medidas de isolamento
Segundo o texto, perdas econômicas advindas do isolamento social devem ser tratadas por meio de políticas públicas de estímulo econômico
O Ministério Público do Trabalho em Goiás, o Ministério Público Federal em Goiás, a Defensoria Pública da União em Goiás, o Ministério Público do Estado de Goiás e a Defensoria Pública do Estado de Goiás, assinaram uma nota em que reforçam as recomendações da comunidade científica de saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o isolamento social em meio a pandemia do coronavírus. Intitulada Nota à Sociedade, o documento reforça a comprovação da eficácia da medida.
Segundo o texto, existe, ainda, o tempo que o setor público ganha para a preparação de estruturas de atendimento da população no combate à pandemia, com a ampliação do número de leitos de UTI, respiradores e máscaras, medidas que resultam em um tratamento de maior eficácia.
Para os órgãos, as perdas econômicas advindas do isolamento social devem ser tratadas por meio de políticas públicas de estímulo econômico. Estas podem ser, conforme a nota, com ampliação de políticas de renda mínima, “mas jamais com a ilusão, no momento, de que é possível o retorno normal das atividades econômicas, sociais e escolares, sem o grave risco de contarmos milhões de mortos em curto lapso de tempo”.