OS rescinde contrato com empresa médica que atuava no Hospital de Aparecida
IBGH também abriu auditoria para averiguar indícios de má prestação de serviços
O Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) pode perder a sua organização social (OS) gestora. O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) informou, por nota, que rescindiu contrato com o Innmed Gestão em Saúde Ltda. – responsável por prestar serviços médicos especializados à unidade – e determinou abertura de auditoria para averiguar indícios de má prestação de serviços.
A informação levantada pelo Mais Goiás é que havia uma divergência de horas informadas pelo Innmed com o verificado pelo IBGH e a prefeitura de Aparecida. Com a diferença de valores enviados, houve uma atraso de pagamentos e os profissionais fizeram uma mobilização, ameaçando parar as atividades, responsabilizando o hospital e o instituto – o que não houve na prática. A situação se arrasta desde novembro. A auditoria irá checar a questão.
“O IBGH informa que ocorreu a rescisão do contrato com a empresa médica por má prestação de serviço. Mesmo rescindido, o contrato está sendo auditado pelo IBGH e os valores ainda em aberto só serão pagos após o término da auditoria. O HMAP jamais recebeu qualquer carta ou comunicação por parte de profissionais médicos informando a suspensão da prestação de serviços. O atendimento no HMAP segue normalmente, sem qualquer alteração, inclusive com recente ampliação da oferta de leitos e atendimento”, informou a OS por nota.
Ainda segundo a organização social, o hospital “vem sendo alvo de uma campanha de desinformação, que cria desnecessária e injustificada insegurança no atendimento, prejudicando, unicamente, os pacientes e seus familiares”. Da mesma forma, o IBGH informou que os “repasses de recursos pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia ao HMAP estão rigorosamente em dia, em estrito cumprimento do contrato de gestão. O pagamento de fornecedores pelo HMAP segue cronograma, garantindo pleno atendimento aos pacientes da unidade”.
Confira a nota completa do IBGH:
“São completamente falsas e improcedentes as afirmações de que houve ou haverá falta ou interrupção de atendimento no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) em decorrência de suposta e infundada paralisação de profissionais médicos.
O HMAP jamais recebeu qualquer carta ou comunicação por parte de profissionais médicos informando a suspensão da prestação de serviços. O atendimento no HMAP segue normalmente, sem qualquer alteração, inclusive com recente ampliação da oferta de leitos e atendimento.
Os repasses de recursos pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia ao HMAP estão rigorosamente em dia, em estrito cumprimento do contrato de gestão.
O pagamento de fornecedores pelo HMAP segue cronograma, garantindo pleno atendimento aos pacientes da unidade.
O HMAP vem sendo alvo de uma campanha de desinformação, que cria desnecessária e injustificada insegurança no atendimento, prejudicando, unicamente, os pacientes e seus familiares.
As providências legais relacionadas a esses episódios já estão em análise pelo departamento jurídico do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH).
Por fim, o IBGH informa que o que ocorreu foi a rescisão do contrato com a empresa médica por má prestação de serviço. O contrato já rescindido, porém, está sendo auditado pelo IBGH, e os valores ainda em aberto só serão pagos após o término da auditoria.
O IBGH não vai permitir que informações falsas, unicamente veiculadas para criar instabilidade e afetar pacientes e atendimentos, prossigam.”
Prefeito
Segundo o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), já existe um edital público para um novo chamamento para substituir o IBGH, que solicitou 180 dias para deixar a gestão. “Sempre tive o desejo de ter os melhores players ofertando serviço para o HMAP e estamos convidados boas opções pelo Estado e País e, também, todos que tiverem interesse em participar do processo seletivo”, pontuou.
Questionado se o problema foi financeiro, o prefeito disse que pode ter sido a questão da gestão, uma vez que o instituto já entrou a administração em outras cidades do Estado. “O IBGH fazia um bom serviço, atendendo a população, principalmente durante a pandemia”, elogiou.
O Mais Goiás tentou contato com o Innmed Gestão em Saúde Ltda. para comentar a nota do IBGH, mas sem retorno. O espaço segue aberto.