Óticas, docerias e lojas de calçados de Goiânia aderem ao ‘Dia Livre de Impostos’; veja
Desta vez, postos de combustíveis não participaram da iniciativa
Óticas, docerias, lojas de calçados, colchões e roupas de Goiânia aderiram ao ‘Dia Livre de Impostos’, que ocorre nesta quinta-feira (27). Produtos podem ser encontrados com descontos de até 70%. Em um colchão, por exemplo, houve registro de desconto de R$ 750 em um estabelecimento da capital. Desta vez, postos de combustíveis não participaram da iniciativa. Por conta da pandemia do coronavírus, o foco da ação neste ano é o meio digital e as vendas virtuais.
A iniciativa é realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) e tem o objetivo de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país. Todos os estabelecimentos participantes da ação estão listados no site da 15ª edição do Dia Livre de Impostos (confira aqui).
Em Goiás, os principais segmentos cadastrados e que estão ofertando descontos são as óticas, restaurantes (docerias), lojas de vestuários e cosméticos. Na Milky Moo, do Shopping Bougainville, em Goiânia, por exemplo, um milk shake que era vendido por R$ 16, hoje é encontrado por R$ 9,60.
Na Ducal Calçados, na capital, os tênis estão sendo vendidos com até R$ 160 de desconto. O preço pago pelo item com imposto é de R$ 349,90. Sem impostos, ele é vendido por R$ 189,90.
Na loja Boa Noite Colchões, o desconto é de R$ 750. No valor com imposto, o cliente paga R$ 1.949 no conjunto Brutus Queen Probel. Nesta quinta-feira (27), os consumidores o encontram por R$ 1.199.
O registro de desconto na Óticas Brasil, por sua vez, chega a R$ 101. Com impostos, a lente progressiva digital é encontrada pelo valor de R$ 253. Sem tais cobranças, no entanto, o preço cai para R$ 152.
Pandemia
Em entrevista concedida ao Mais Goiás na última terça-feira (25), o presidente da CDL Jovem Goiás, Eberth Motta, relatou que em anos normais – sem pandemia – o DLI no estado aconteceu com parcerias com postos de gasolina e até com a Pecuária de Goiânia, onde os produtos e serviços foram vendidos com grandes descontos.
“Por causa da pandemia, nós acabamos não dando sequência [às ações presenciais], mas ano que vem, se estiver tudo aberto e com vacina, nós com certeza vamos fazer com os shopping centers”, adiantou Motta.
O presidente da CDL Jovem informou também que, no ano passado, foram mais de 5 mil lojistas cadastrados no DLI em todo o país. Já o site teve mais de um milhão de acessos de consumidores atrás dos produtos sem impostos. Neste ano, a expectativa é que cerca de 6,5 mil lojas se cadastrem.