Outono começa nesta segunda (20) e pode elevar temperaturas acima da média em Goiás
Prognóstico é de que focos de queimadas comecem a ficar mais frequentes e que a qualidade do ar, por consequência, piore
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) projeta temperaturas um pouco mais altas do que a média durante o outono, que começa nesta segunda-feira (20), às 18h25, e vai até as 11h58 do dia 21 de junho.
André Amorim, gerente do Cimehgo, afirma que, por ser uma estação de transição entre o verão (período chuvoso) e o inverno (período seco), o outono apresenta características das duas estações. “O prognóstico aponta abril com redução das chuvas em Goiás e os meses de maio e junho com o tempo já seco, dentro da normalidade”, afirma André.
Tendências
A previsão para abril, último mês da estação chuvosa, é de precipitações irregulares, temperaturas dentro da média e umidade relativa do ar em declínio.
Em maio, deve haver precipitação dentro da média histórica e temperaturas acima da média. Com o início do período seco, a umidade relativa do ar será baixa. Focos de queimada começarão a aparecer, o que, por consequência, vai piorar a qualidade do ar.
Junho também deve ter precipitações dentro da média histórica e temperaturas acima da média, com umidade baixa. A tendência é a de que haja mais queimadas.
Previsão do tempo
O Cimehgo também divulgou um boletim meteorológico de Goiás para essa semana. O prognóstico indica que, de segunda (20) a quinta-feira (23), a combinação de calor e umidade vai favorecer a formação de áreas de instabilidade em várias regiões do estado. Como resultado, haverão pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios.
Já a partir de sexta (24) e sábado (25) o tempo fica mais estável.