Ouvidor registra os melhores indicadores sociais de Goiás em 2020, diz estudo
Ouvidor e Goiânia tiveram os melhores desempenhos num índice que avalia saúde, educação, economia, infraestrutura, segurança e trabalho
O Instituto Mauro Borges (IMB) divulgou, na última semana, um estudo que aponta Ouvidor, município goiano com cerca 6,7 mil habitantes, com o melhor desempenho de Goiás em 2020 num ranking que abrange as áreas de saúde, educação, economia, infraestrutura, segurança e trabalho. A capital Goiânia ficou em segundo lugar e Chapadão do Céu, em terceiro.
O Índice de Desempenho dos Municípios Goianos é produzido a cada dois anos pelo IMB e avalia o contexto socioeconômico dos 246 municípios goianos em seis áreas de atuação. Conforme o instituto, o diagnóstico “permite subsidiar o planejamento das ações dos governos nas esferas municipais e estadual, além de utilizar metodologia semelhante à da construção do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”.
No índice geral, o município de Ouvidor foi o que obteve a maior pontuação: 6,45. A área que foi melhor avaliada foi a da saúde, com uma pontuação de 9,44. Em segundo lugar está Goiânia, com 6,09. A capital pontuou melhor na área da segurança, com 6,72. Em terceiro lugar ficou o município de Chapadão do Céu, com 6,03 de pontuação geral.
Ainda no “top 10” ficaram os municípios de Morro Agudo de Goiás, Alto Horizonte, Ceres, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos, Rio Quente e Jataí. O município com o pior desempenho foi Santa Rita do Araguaia, que tem cerca de 8,4 mil habitantes. A cidade fez apenas 3,99 na pontuação, com um índice ínfimo de 1,78 nas áreas de economia e trabalho.
Segundo o IMB, os dados utilizados no estudo foram fornecidos por instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Secretaria do Tesouro Nacional; Relação Anual de Informações Sociais (Rais); Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP); Secretaria Estadual de Saúde (SES); Enel e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).