PRIMEIRO LUGAR

Ouvidor registra os melhores indicadores sociais de Goiás em 2020, diz estudo

Ouvidor e Goiânia tiveram os melhores desempenhos num índice que avalia saúde, educação, economia, infraestrutura, segurança e trabalho

Ouvidor e Goiânia tiveram os melhores desempenhos num índice que avalia saúde, educação, economia, infraestrutura, segurança e trabalho (Foto: Reprodução - Cidades de Goiás)

O Instituto Mauro Borges (IMB) divulgou, na última semana, um estudo que aponta Ouvidor, município goiano com cerca 6,7 mil habitantes, com o melhor desempenho de Goiás em 2020 num ranking que abrange as áreas de saúde, educação, economia, infraestrutura, segurança e trabalho. A capital Goiânia ficou em segundo lugar e Chapadão do Céu, em terceiro.

O Índice de Desempenho dos Municípios Goianos é produzido a cada dois anos pelo IMB e avalia o contexto socioeconômico dos 246 municípios goianos em seis áreas de atuação. Conforme o instituto, o diagnóstico “permite subsidiar o planejamento das ações dos governos nas esferas municipais e estadual, além de utilizar metodologia semelhante à da construção do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”.

No índice geral, o município de Ouvidor foi o que obteve a maior pontuação: 6,45. A área que foi melhor avaliada foi a da saúde, com uma pontuação de 9,44. Em segundo lugar está Goiânia, com 6,09. A capital pontuou melhor na área da segurança, com 6,72. Em terceiro lugar ficou o município de Chapadão do Céu, com 6,03 de pontuação geral.

Foto: IMB

Ainda no “top 10” ficaram os municípios de Morro Agudo de Goiás, Alto Horizonte, Ceres, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos, Rio Quente e Jataí. O município com o pior desempenho foi Santa Rita do Araguaia, que tem cerca de 8,4 mil habitantes. A cidade fez apenas 3,99 na pontuação, com um índice ínfimo de 1,78 nas áreas de economia e trabalho.

Segundo o IMB, os dados utilizados no estudo foram fornecidos por instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Secretaria do Tesouro Nacional; Relação Anual de Informações Sociais (Rais); Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP); Secretaria Estadual de Saúde (SES); Enel e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).