Entorno

PAC libera mais de R$ 7 milhões para projeto do BRT em Águas Lindas

Projeto também prevê trajeto passando pelo município de Cocalzinho de Goiás

Imagem colorida mostra um carro vermelho passando por uma rodovia embaixo de uma passarela.
O BRT de Águas Lindas de Goiás pretende atender cerca de 50 mil pessoas (Foto: Divulgação)

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aprovou a solicitação do Governo de Goiás para o início da primeira fase do projeto para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) na cidade de Águas Lindas. A verba federal é de R$ 7,85 milhões para a fase inicial de estudos técnicos. O plano é conectar a cidade com o Distrito Federal (DF).

O BRT de Águas Lindas de Goiás pretende atender cerca de 75 mil pessoas por dia. O projeto também prevê trajeto passando pelo município de Cocalzinho de Goiás, para a integração de diferentes pontos da região. O objetivo é reduzir o tempo de viagem, minimizar os congestionamentos e diminuir as emissões de poluentes.

O trajeto previsto é de 35 quilômetros, ligando o Terminal Águas Lindas ao Terminal Rodoviário de Ceilândia, com integração aos sistemas de transporte de Brasília. Os recursos serão aplicados inicialmente na atualização do estudo preliminar e do anteprojeto, com conclusão prevista em até 12 meses. Após essa fase, o estudo será apresentado para inclusão da execução da obra no PAC.

A solicitação foi feita pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do DF e da Superintendência do Entorno da Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transportes (SPCT), vinculada à Secretaria Geral de Governo (SGG). Subsecretário da SPTC, Miguel Ângelo Pricinote destacou que o projeto é um marco para Águas Lindas e para todo o estado de Goiás. “A inclusão do BRT no Novo PAC Seleções sublinha a importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento regional”, declarou.