Novo viaduto

Paço inicia obra na Jamel Cecílio e prepara 6 desvios no trânsito

A obra começou nestaa sexta-feira (13/09) com intuito de amenizar o tráfego de carros na região, considerada a mais densa da capital

A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) preparou seis desvios no cruzamento entre a Avenida Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e a Alameda Leopoldo de Bulhões para a Prefeitura de Goiânia iniciar as obras de construção de um viaduto que deve desatar os nós de congestionamento do local. A previsão inicial é entregar o viaduto em 15 meses e investir R$ 26 milhões do Tesouro Municipal. O prefeito Iris Rezende (MDB), fez a inauguração da obra nesta sexta-feira (13/09).

Segundo informações da SMT, os desvios ajudarão quem sai da região Sul com destino a região Norte, que deve pegar a Alameda Leopoldo de Bulhões, no Ssetor Pedro Ludovico, até a Rua 1018, já alargada e seguir pela Rua 109, Avenida E e acessar a Marginal Botafogo, no Jardim Goiás.

Para chegar ao Centro de Goiânia, a partir do Setor Pedro Ludovico, o motorista deve pegar a Alameda Leopoldo de Bulhões até a Alameda Mário Caiado, seguir a Avenida Areião, Rua 90 e Rua 115 até a Rua 88, que dá acesso normal ao Centro.

O desvio no sentido inverso, Norte-Sul, para quem quer acessar a BR-153, tem início na Marginal Botafogo, passando pela Rua PL-3, Rua PL-8, Avenida Botafogo, Rua 1018 e Rua 109 até a Avenida Jamel Cecílio. O acesso ao Terminal Isidória se dará pela Marginal Botafogo, Rua PL-3, Rua PL-8, Av. Botafogo até a Alameda Leopoldo de Bulhões.

Complexo

O complexo viário será construído nos mesmos moldes do cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T-63 e usará elementos distintos da engenharia civil, com uma pista elevada, uma rotatória em nível e a trincheira, e cada um deles atenderá a uma das vias atingidas.

A Avenida Jamel Cecílio vai passar pelo elevado sobre toda a obra; no mesmo nível da Alameda Leopoldo de Bulhões virá a rotatória, na rua já existente; e a Marginal Botafogo passará pela trincheira abaixo de tudo.

Como ficará a obra no local (Foto: Prefeitura de Goiãnia)

Além disso, ao lado do viaduto será erguido um monumento em estrutura metálica de uma mão como se estivesse dedilhando um violão, representando, simbolicamente, o traçado da obra, sendo o elevado o braço e a rotatória, a boca do instrumento, segundo informações da Seinfra.

Outra parte da obra será eliminar o semáforo de três tempos no cruzamento. O elevado na Jamel Cecílio dará fluxo direto para as pessoas que querem atingir a GO-020 ou os bairros e condomínios da região. Já a Marginal Botafogo vai realmente funcionar como uma via expressa, sem nenhuma interferência de sinais.

Desvios

1 – Quem sai da região Sul rumo a região Norte deve pegar a Alameda Leopoldo de Bulhões, no setor Pedro Ludovico, até a Rua 1018, que foi alargada para melhorar o fluxo, seguir pela Rua 109, Avenida E e acessar a Marginal Botafogo, no Jardim Goiás.

2 – Para acessar o Centro a partir do Pedro Ludovico o motorista deve pegar a Alameda Leopoldo de Bulhões até a Alameda Mário Caiado, seguir a Avenida Areião, Rua 90 e Rua 115 até a Rua 88, que dá acesso normal ao Centro.

3- O desvio no sentido inverso, Norte-Sul, para quem quer acessar a BR-153, tem início na Marginal Botafogo, passando pela Rua PL-3, Rua PL-8, Avenida Botafogo, Rua 1018 e Rua 109 até a Avenida Jamel Cecílio.

4- O acesso ao Terminal Isidória se dará pela Marginal Botafogo, Rua PL-3, Rua PL-8, Av. Botafogo até a Alameda Leopoldo de Bulhões.

5- Quem está vindo pela Avenida Jamel Cecílio e quer acessar a BR -153, o desvio será feito pela Rua PL-8, seguindo a Avenida Botafogo, Rua 1018 e Rua 109 até retornar a Avenida Jamel Cecílio.

6- Já o motorista que vem no sentido Leste–Oeste, na Avenida Jamel Cecílio e pretende acessar Av. 136/Av. 85 deve pegar a Avenida E, seguir pela Avenida  A, Rua 115, Marginal Botafogo e Rua PL-4 para voltar à Avenida Jamel Cecílio.