Catolicismo

Padre Marcos Rogério explica o significado dos símbolos do Natal

Presépio, árvore, guirlanda e troca de presentes são alguns dos símbolos que tiveram seus significados revelados

Presépio, um dos símbolos do Natal (Foto: Ilustrativa/Pexels)

O dia 25 de dezembro, data em que o Natal é celebrado, é marcado por muita tradição com troca de presentes e ceia, mas será que a maioria das pessoas conhece o significado de cada símbolo usado nessa época do ano? Para entender melhor o significado de cada um, o Mais Goiás conversou com o Padre Marcos Rogério, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, na Vila Itatiaia, em Goiânia.

Mas. antes de explicar o significado dos símbolos do Natal, o pároco falou sobre a representatividade da data para os cristãos. “O verdadeiro significado do Natal, segundo a Igreja Católica, é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo para trazer a salvação à humanidade. É um tempo de alegria, gratidão e reflexão sobre o mistério da encarnação, em que Deus se fez homem por amor a nós. Devemos tratar a data com reverência, participando da Santa Missa, meditando sobre o Evangelho e vivenciando as virtudes da caridade, do perdão e da união familiar”, disse.

Significado dos símbolos do Natal

Árvore de Natal: representa a vida, mesmo em meio ao frio do inverno (na tradição europeia). Para os católicos, a árvore lembra a cruz de Cristo, que nos trouxe a redenção, e a luz de suas decorações simboliza a luz de Cristo que ilumina o mundo.

Presépio: é um dos símbolos mais importantes do Natal. Ele representa o cenário humilde do nascimento de Jesus em Belém, convidando-nos à simplicidade e à contemplação do grande mistério de Deus que se fez pequeno e pobre para nos ensinar a verdadeira grandeza do amor.

Guirlanda: a guirlanda, com seu formato circular, simboliza a eternidade e o amor infinito de Deus. Colocada na porta, representa também a acolhida de Cristo em nossas casas e corações.

Papai Noel: embora a figura moderna de Papai Noel tenha origens comerciais, ela é inspirada em São Nicolau, bispo conhecido por sua generosidade com os pobres. Quando bem direcionada, a imagem de Papai Noel pode nos lembrar da importância de compartilhar e cuidar dos necessitados.

Troca de Presentes: simboliza o maior presente que Deus deu à humanidade: Jesus Cristo. Também remonta aos presentes trazidos pelos Reis Magos ao menino Jesus, incentivando-nos a dar com generosidade e amor, sem esperar nada em troca.

Ceia de Natal: é um momento de comunhão e fraternidade. Ela nos lembra da importância da Eucaristia, o verdadeiro banquete espiritual, e da reunião em família, refletindo a unidade e o amor da Sagrada Família de Nazaré.

Estrela: representa a guia que conduziu os Magos ao encontro de Jesus. É um símbolo da luz de Cristo, que nos guia na escuridão, indicando o caminho para Deus e renovando nossa esperança.

Para a data, Padre Marcos Rogério deixa a seguinte mensagem: “Que este Natal seja um momento de crescimento espiritual e de renovação em Cristo para todos nós!”.