IMPOSTO

Pagamento da segunda parcela do IPVA começa nesta segunda-feira (6); veja o calendário

O valor pode ser divido em até 10 parcelas, exceto para quem tem automóveis com as placas finais 1 e 2 - estes podem parcelar somente em até nove vezes

O pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em Goiás, começa nesta segunda-feira (6). O valor pode ser divido em até 10 parcelas, exceto para quem tem automóveis com as placas finais 1 e 2 – estes podem parcelar somente em até nove vezes.

A Secretaria de Estado da Economia explica que para imprimir o boleto de pagamento do IPVA que ainda não venceu, basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e preencher com os dados solicitados. Se o imposto estiver vencido, o contribuinte deve entrar no site da Secretaria de Economia, clicar em IPVA e depois no botão Débitos.

“No caso dos veículos com finais de placa 1 e 2, o IPVA pode ser quitado em até nove parcelas. O calendário prevê que o pagamento do imposto para os veículos de placas final 3 até zero pode ser feito em 10 parcelas. Com o prazo alongado, a data limite para quitar o IPVA à vista, em parcela única, o que inclui o Licenciamento Anual do Detran, ocorrerá de setembro a outubro”, informou a pasta.

Calendário de vencimento

  • Placa com final 1 – 6 de fevereiro;
  • Placa com final 2 – 7 de fevereiro;
  • Placa com final 3 – 8 de fevereiro;
  • Placa com final 4 – 9 de fevereiro;
  • Placa com final 5 – 10 de fevereiro;
  • Placa com final 6 – 13 de fevereiro;
  • Placa com final 7 – 14 de fevereiro;
  • Placa com final 8 – 15 de fevereiro;
  • Placa com final 9 – 16 de fevereiro;
  • Placa com final 0 – 17 de fevereiro.

Para evitar transtornos, a Secretaria de Estado da Economia orienta os proprietários dos veículos a conferirem a data na tabela publicada no site da pasta.

Isenção e descontos no IPVA

É importante ressaltar que Goiás não cobra IPVA de veículos com 15 ou mais anos de uso; de pessoas com deficiência (PcD); de ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar; e de veículo novo no ano da compra, adquirido em concessionária goiana. Há também a redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos.

“Os participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto. Conforme a regra, depende do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais. Em 2023 o desconto vai beneficiar mais de 630 mil pessoas”.

Já no caso de veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas até 125 cilindradas, os proprietários têm redução de 50% no IPVA se não tiverem cometido infração de trânsito no ano anterior e estiverem com o pagamento em dia.