Pais acusam prefeitura de Doverlândia (GO) de transportar alunos “um no colo do outro”
Alunos e pais relatam problemas com superlotação e com as condições estruturais da kombi utilizada no transporte
Pais e estudantes denunciam más condições no transporte escolar em Doverlândia (GO), que é feito por meio de uma kombi. Entre as situações relatadas, estão portas amarradas com corda e superlotação. Em um áudio que chegou ao conhecimento do Mais Goiás, o motorista da kombi diz aos estudantes que, se eles quiserem ir para escola, “o transporte é esse”. A Secretaria de Educação da cidade disse que se reuniu com os pais e chegou-se a um acordo nesta quarta-feira (30).
“Eles estão colocando entre 18 e 20 alunos em uma kombi com capacidade para 15 pessoas”, afirma uma mãe que não quis ser identificada. “Para que todos caibam, um precisa ir no colo do outro e a porta tem que ser amarrada, porque não fecha”.
A mãe relata que há crianças que pararam de estudar em função da precariedade do transporte. “Desrespeito com os alunos. Tem aluno que parou de estudar porque não queriam buscar em casa. É um descaso que está acontecendo”, acrescenta.
Nesta quarta-feira (30), houve uma reunião entre a gestão municipal e os pais. Ao Mais Goiás, o secretário de Educação de Doverlândia, Álvaro André de Sousa, informou que, as denúncias não procedem. “O que houve foi que, na última quinta-feira (24), o motorista nos relatou que o veículo estava transportando alunos muito grandes. A kombi é para 15 lugares e realmente temos 15 alunos. São alunos em sua maioria adolescentes e são grandes para a kombi”, explicou.
“Ela [kombi] está completamente documentada. Além disso, as vistorias do Ministério Público e do Detran foram feitas. Em termos de documentação está tudo certo. Em face do problema, convocamos os pais para a reunião e decidimos em conjunto que remanejaríamos quatro alunos para um outro veículo que passa na mesma rota para diminuir a lotação dessa kombi. Não que ela esteja irregular, mas é uma forma de ficar mais tranquilo o transporte. A prefeitura vai elaborar um documento para os pais assinarem e ficará tudo resolvido”, afirma Álvaro.
Em diálogo com alunos, motorista diz que meio de “ transporte é esse”
Um áudio em que o Mais Goiás teve acesso mostra o motorista da kombi – que não foi identificado -, que realiza o transporte escolar em Doverlândia dizendo aos alunos que o meio de “transporte é esse”. “Chegou na porta da casa de vocês e falar ‘eu não vou na kombi’, então vocês nem entra, porque o transporte é esse”, revela áudio.
Ainda na gravação, um aluno que não foi identificado, questiona se eles vão continuar “sofrendo com o aperto”. Nesse momento, o condutor responde: “Se vocês não querem vir apertado, porque é 15 alunos, vocês não vêm. Se vocês não querem vir infelizmente a gente não pode fazer nada, a kombi é o transporte”.
Mais uma vez o aluno questiona sobre a possibilidade de um ônibus. “O ônibus é essa kombi que está na linha de vocês. A partir do momento que passar de 15 alunos a gente toma uma providência. O transporte de vocês é esse aqui”, defende o condutor da kombi.