Educação

Pais enfrentam dificuldade para realizar matrícula em Aparecida de Goiânia

Uma mãe chegou a ligar 175 vezes para conseguir vaga na rede municipal para a filha. Problemas no site também foram identificados

Vários leitores procuraram o Mais Goiás para relatar problemas ao realizar as matrículas de seus filhos na rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia, nesta quinta-feira (4), data em que o período de inscrições começou. Para ter acesso às vagas, os interessados podiam entrar no portal da Prefeitura, entrar em contato por um telefone ou utilizar o aplicativo para celular. Entretanto, mesmo assim, usuários enfrentaram dificuldades.

A vendedora Camila Gonçalves foi uma dessas mães. Ela conta que tentou uma vaga em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) para a filha de três anos, mas que após muita espera para se conectar ao site, foi informada da falta de local disponível para receber crianças na faixa etária da garota.

Camila conta ainda que foi incluída na lista de espera para a vaga, mas que não foi informada sobre a previsão de liberação da mesma. Este é o segundo ano em que a vendedora tenta matricular a filha em um Cmei e não consegue. “Essa situação é bastante difícil, pois fico sem ter onde deixar minha filha. Eu preciso de um estabelecimento de ensino que ofereça ensino integral, pois trabalho o dia inteiro”, relata.

Mãe de criança chegou a ligar 175 vezes. (Foto: Leitor/ Mais Goiás)

Após tentar acessar o site, a vendedora tentou efetuar a matrícula pela central telefônica. Camila chegou a ligar 175 vezes entre as 7 horas e as 10h44, mas não foi atendida. A reserva de vagas termina no dia 14 deste mês e a realização da matrícula nas escolas se inicia dia 15.

Camila acredita que não vai conseguir efetuar a matrícula, uma vez que foi informada no site de que não havia vagas. Em nota, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que a instabilidade do portal foi consequência da alta demanda, mas que o sistema foi regularizado ainda na manhã desta quinta-feira.

O município informou ainda que milhares de cadastros já foram realizados. Em caso de, como Camila, receber a notificação de falta de vagas nos Cmeis, as crianças serão encaminhadas para o cadastro de reserva, e serão chamadas assim que forem sendo inauguradas novas unidades.

Notificação recebida por Camila no site. (Foto: Leitor/ Mais Goiás)