SUSTO

Panela de pressão explode e destrói cozinha de igreja em Goiânia

Acidente ocorreu na cozinha de uma igreja. Voluntários usavam panela para preparar feijoada que seria vendida em uma festa

Panela de pressão explode em Goiânia (Foto: Reprodução)

Uma panela de pressão explodiu e deixou uma pessoa ferida no último domingo (10), em Goiânia. Imagens de uma câmera de monitoramento mostram que, no momento da explosão, havia várias pessoas na cozinha.

O acidente ocorreu na cozinha de uma igreja. Na ocasião, diversos voluntários faziam uma feijoada para vender em uma festa. A explosão foi tão forte que destruiu parte do detalhado da instituição.

Um homem teve queimaduras leves no braço e se recupera bem.

O vídeo mostra que, apesar de ter várias pessoas, apenas a vítima estava mais próxima à panela de pressão que explodiu. Ele não conseguiu sair à tempo.

Como evitar explosão de panela de pressão?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) destaca que a primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro.

Além disso, é preciso saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta.

Outra dica é observar sempre a válvula de pressão. Uma panela cheia demais pode entupir o dispositivo e causar a explosão.

Caso a panela deixe de fazer o chiado característico é preciso desligar o fogo e fazer com que o vapor, com um garfo ou colher, escape pelo orifício projetado para essa função.

Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída.