Panificadora no Setor Universitário é interditada por irregularidades sanitárias
Uma panificadora localiza no Setor Universitário, em Goiânia, foi alvo de mais uma etapa da…
Uma panificadora localiza no Setor Universitário, em Goiânia, foi alvo de mais uma etapa da Operação “Olho Vivo”, executada por equipes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Consumidor, coordenadas pelo Delegado Rodrigo do Carmo Godinho, em parceria com auditores fiscais da Vigilância Sanitária Municipal e do Procon Goiânia. O objetivo da operação foi atender a uma requisição do Ministério Público de Goiás (MPGO) para verificação de más condições de higiene no estabelecimento.
Nesta quarta-feira (5), a equipe constatou no local o estado precário da estrutura física do estabelecimento comercial, além de condições higiênico-sanitárias inadequadas. Dentre as irregularidades, foram encontrados equipamentos encrustados de gordura, ralos abertos no setor de produção, alimentos acondicionados sem proteção dentro de freezers avariados e gotejando água por não estarem na temperatura adequada, geladeira enferrujada com água residual acumulada, quitandas e salgados expostos à venda sem data de fabricação e validade e produtos vencidos usados na fabricação dos alimentos. Além disso, havia a presença, no ambiente, de aranhas, baratas vivas e mortas, roedores e suas fezes, bem como veneno para ratos espalhados no depósito aberto, em frente à cozinha.
O estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal e aproximadamente 300 quilos de produtos impróprios para consumo foram apreendidos. Diante da evidência de crime contra as relações de consumo, o responsável pelo estabelecimento foi autuado em flagrante delito, por infringir o art. 7º, parágrafo único da Lei 8.137/90, que prevê pena detenção, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa, cumulado com o artigo 18, inciso I, II e III, do Código de Defesa do Consumidor.