Pão de queijo mineiro é eleito 3º melhor quitute de café da manhã do mundo
O pãozinho de queijo recebeu a nota 4,7 (de 5 pontos possíveis) no levantamento
O mineiríssimo pão de queijo agora também é orgulho nacional: ele foi considerado a terceira melhor receita de quitute típico de café da manhã de todo o mundo, segundo a enciclopédia gastronômica TasteAtlas.
O pãozinho de queijo recebeu a nota 4,7 (de 5 pontos possíveis) no levantamento realizado pela publicação e divulgado na última semana, passando à frente do célebre croissant francês — que ficou em nono — e dos rolinhos de canela americanos, em 39º.
A delícia foi apresentada como uma herdeira das invenções culinárias de trabalhadores africanos escravizados, que eventualmente começaram a fazer experimentos com restos de mandioca. Dali surgiu o polvilho fininho, que uma vez enrolado em bolinhas, era assado.
Nas primeiras versões, o queijo não passava nem perto, de acordo com a pesquisa realizada pelo TasteAtlas. No entanto, no final do século 19, os trabalhadores escravizados — quando foram libertos — passaram a ter acesso a outros ingredientes pela primeira vez. Em Minas, a terra natal do queijo e do leite brasileiros, eles foram incorporados pela primeira vez às bolinhas de polvilho.
O vencedor é malaio
À frente do representante brasileiro estiveram apenas o Komplet Lepinja sérvio e o vencedor absoluto, o Roti canai da Malásia, com nota 4,8.
Descrito como um pão fino — preparado em frigideira — que mais parece uma panqueca, ele leva farinha, água, ovos e gordura de origem indiana que também são consumidos tanto na Malásia quanto em Singapura, na Indonésia, em Brunei e na Tailândia.
A massa é repetidamente dobrada durante o preparo e por isso ele possui diversas camadas, com um interior que seria fofinho e contrastaria da casca crocante em seu exterior. O Roti canai é saboreado geralmente com ghee, uma manteiga local de origem indiana. Confira outras delícias bem colocadas:
Top 10
- Roti canai (Malásia): 4,8
- Komplet lepinja (Sérvia): 4,8
- Pão de queijo (Brasil): 4,7
- Kanelbulle (Suécia): 4,7
- Mercimek çorbasi (Turquia): 4,7
- Chilaquiles (México) 4,7
- Bò kho (Vietnã): 4,7
- Placinta Aromâna (Romênia): 4,7
- Croissant (França): 4,6
- Katmer (Turquia): 4,6
O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou “nacionalistas”.
A lista completa dos 100 melhores pratos de café da manhã de todo o mundo, com descrições de cada receita e imagens, pode ser conferida no site do TasteAtlas.