IGREJA CATÓLICA

Dom João Justino é o novo arcebispo de Goiânia

O Papa Francisco acolheu, nesta quinta-feira (9), pedido de renúncia apresentada por Dom Washington Cruz…

O Papa Francisco acolheu, nesta quinta-feira (9), pedido de renúncia apresentada por Dom Washington Cruz da arquidiocese de Goiânia. Para substituí-lo a Igreja Católica escolheu o arcebispo de Montes Claros (MG), dom João Justino de Medeiros Silva, de 54 anos.

O nome foi anunciado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e confirmada pelo Vaticano.

João Justino é natural de Juiz de Fora (MG) e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Em 2015, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reeleito para as mesmas funções em 2019.

Renúncia do arcebispo de Goiânia

Dom Washington Cruz teve sua nomeação episcopal em maio de 1987, em Salvador, na Bahia. Em maio de 2002 foi nomeado arcebispo de Goiânia.

Ele apresentou renúncia após completar 75 anos em maio deste ano, em virtude de aposentadoria compulsória.

“Estou pronto para siar amanhã mesmo. Não digo que tenha cumprido a missão, ninguém pode dizer ter cumprido a missão. Que Deus perdoe os meus pecados, que tudo que tenha sido fieto de bem possa prosseguir, e que meu sucessor venha corrigir os meus erros”, declarou na ocasião.