Com foco na prevenção de incêndios em vegetação, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás lançou nesta terça-feira (09/08) a Operação Cerrado Vivo 2016. O destaque nas atividades será o Helicóptero Bombeiro 1, que utiliza o Bambi Bucket, ferramenta eficiente para a contenção de incêndios. Com a aeronave, os bombeiros chegam mais perto de incêndios e despejam água e espuma de forma mais precisa.
O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, participou do lançamento do evento e afirmou que hoje é possível acompanhar em tempo real o foco de qualquer queimada no Estado, graças a uma avançada plataforma tecnológica – o sistema de geoprocessamento.
“Reforço a participação do cidadão ao preservar e não permitir focos de incêndios”, disse José Eliton. “O trabalho conjunto, o casamento entre a sociedade e as ações institucionais do aparato da segurança pública são fundamentais para obter êxitos contra as queimadas”, resumiu.
As atividades desenvolvidas pela Operação Cerrado Vivo têm como objetivo prevenir e combater focos de incêndios em vegetação. Neste período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, a ação dos bombeiros será intensificada em todo Estado.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen, reforçou que os investimentos na aquisição de equipamentos e veículos adequados no combate em situações extremas serão intensificados. Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros Militar já desenvolve ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetação nas unidades de conservação.
“Construímos mais de 1,5 mil abafadores para fazendeiros nos principais municípios agrícolas. Hoje estamos em uma situação de prontidão permanente para este atendimento especializado”, destaca o comandante-geral.
Participaram da cerimônia: o superintendente executivo da SSPAP, coronel Edson Costa, o comandante de defesa civil do Corpo de Bombeiros, coronel Múcio Ferreira, o subcomandante-geral, coronel Sérgio Ribeiro Lopes, e o comandante da tropa, capitão Ciro Martins da Silva, além de autoridades das forças de segurança.