Para Queiroga, passaporte da vacina para ir a estabelecimentos é descabido
O ministro Marcelo Queiroga (Saúde) disse nesta sexta (27) a jornalistas da GloboNews, no Rio…
O ministro Marcelo Queiroga (Saúde) disse nesta sexta (27) a jornalistas da GloboNews, no Rio de Janeiro, que o passaporte (cartão) da vacina é descabido e “não ajuda em nada”. Vale citar, a medida que exige apresentação de certificado de vacinação contra a Covid-19 para entrar em estabelecimentos diversos foi publica no Diário oficial da cidade e se tornou obrigatória na capital carioca, a partir de quarta-feira (1º).
Em Goiás, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida de Goiânia discute essa e outras medidas. O objetivo dos municípios que adoram essa restrição é incentivar a vacinação.
Caso a medida seja aprovada, a pessoa dentro da faixa etária de imunização em Aparecida terá que apresentar o cartão de vacinação com o indicativo do imunizante para entrar em estabelecimentos como bares e restaurantes. Vale destacar que Aparecida começa a vacinar pessoas de 24 anos ou mais contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (12).
Ministro sobre o passaporte da vacina
Para Queiroga, “tudo que é imposição, que é lei” não ajuda. Ele também disse, mais uma vez, ser contra o uso obrigatório de máscara.
“O Brasil já tem um regulamento sanitário que é um dos mais avançados do mundo. E essas matérias, elas são matérias administrativas. O certificado de vacinação está lá, qualquer um pode pegar. E você começar a restringir a liberdade das pessoas, exigir um passaporte, carimbo, querer impor por lei uso de máscaras pra tá multando as pessoas, indústria de multa, nós somos contra isso”, declarou.