Comportamento

Para você ter um Natal em família bem tranquilo

Muitas famílias vão finalmente poder se reencontrar para a ceia natalina e isso não é necessariamente uma boa notícia

Reprodução

“Noite feliz, noite feliz / Ó Senhor, Deus de amor”…

“Então é Natal e o que você fez? / O ano termina e nasce outra vez / Então é Natal, a festa Cristã”…

Talvez essas músicas já estejam ecoando em sua casa. Talvez o cheiro do assado do forno já esteja ganhando todos os cômodos e a vizinhança. Talvez as crianças já estejam brigando na sala por causa do desenho de Natal que querem assistir na televisão.

Se isso estiver rolando por aí, certamente um encontro familiar natalino lhe aguarda para hoje. E não necessariamente isso é uma boa notícia.

Depois da tragédia planetária da pandemia e do cancelamento dos encontros familiares do ano passado, ao menos para aqueles que tiveram juízo, o avanço da vacinação permite festividades responsáveis nesse 2021.

Se em 2020 muita gente teve uma desculpa legítima para fugir do parente bolsominion, hoje fica mais difícil usar de tal subterfúgio para não encontrar aqueles que por um acaso compartilham com você o mesmo sobrenome.

Já que não dá para fugir do encontro com os parentes reaças, dá para ao menos minimizar os impactos. Sentar em uma mesa separada e em ambiente arejado é uma orientação das autoridades sanitárias. E ainda evita o papo que certamente caminhará por uma trilha tortuosa e nada prazerosa.

Outra alternativa é não se sentar. Isso mesmo, ficar o tempo inteiro de pé. Assim você escapa mais fácil de papos sacais que certamente pintarão. Se cara começar a falar aquelas bobagens todas que leu no zap, você só sai para pegar outra bebida. Nem precisa se levantar. Dá mais agilidade para a fuga estratégica.

Agora, falando sério, quero prestar minha solidariedade às mais de 600 mil famílias brasileiras que vão se encontrar nesse Natal após ter perdido um ente querido. As lágrimas que vocês verterão são também minhas e de todos brasileiros que têm empatia. Recebam meu sincero abraço.

E se a situação financeira não está boa e não permite a ceia de Natal de 2021, também receba minha solidariedade. Isso tudo há de passar.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução