ATO POLÍTICO

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Aparecida volta a acontecer de forma presencial

A 8ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ voltou a acontecer de maneira presencial em Aparecida de…

A 8ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ voltou a acontecer de maneira presencial em Aparecida de Goiânia, neste domingo (17), no Setor dos Afonsos. O evento, que não ocorria desde 2019 por conta da pandemia de Covid, é considerado a segunda maior manifestação do gênero no estado de Goiás. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas participaram neste ano.

Marco Aurélio Oliveira aproveitou a festa e disse ao Mais Goiás que considera o evento um ato político de extrema importância, já que o Brasil é um dos países que mais mata LGBTs no mundo.

Marco Aurélio Oliveira aproveitou a festa e disse ao Mais Goiás que considera o evento um ato político de extrema importância (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

“A parada, com toda a sua expressão de festa, de alegria e de prazer, é também um momento de dizer ‘basta de preconceito’, é o momento de colocar nossas pautas nas ruas para que nos enxerguem como pessoas”, afirma.

O tema da parada deste ano foi: “Vote com Orgulho. Vote em quem te representa”. Escolhido em reunião das ONGs que promovem e apoiam o evento, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de eleger candidatos comprometidos com a causa e as bandeiras do movimento.

A concentração começou às 14 horas na Avenida Uru, esquina com Avenida Rio Verde, próximo ao Buriti Shopping.
Foram distribuídos materiais informativos e insumos de prevenção de doenças como IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, bem como foram aplicados testes rápidos com amostra de fluído oral, vacinação contra sífilis e hepatites virais e outras ações ligadas aos direitos humanos e cidadania da população LGBT+.

Estima-se que cerca de 20 mil pessoas participaram da 8ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Aparecida de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

A passeata teve início às 18h e passou pela Avenida Jundiaí, Rua São Jorge e Avenida São João. Durante todo o evento, o público aproveitou musicais, shows com drag queens, grupos de danças, cantores, performers e dançarinos.