Ativismo

Parada LGBT reúne milhares de pessoas no Centro de Goiânia

A luta contra a discriminação mobilizou milhares de pessoas na tarde deste domingo (21) na…

A luta contra a discriminação mobilizou milhares de pessoas na tarde deste domingo (21) na marcha da Parada LGBT+ de Goiânia. Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes começaram a se reunir no Parque Mutirama por volta de meio-dia para a passeata, que deve percorrer as principais avenidas do Centro da cidade.

Segundo uma das organizadoras, Cristiane Beatriz, a expectativa é que o evento reúna cerca de 50 mil pessoas. Toda uma estrutura foi montada para atender os presentes, contando com o apoio de bombeiros, agentes de trânsito e policiais militares. “A concentração está muito bonita. Só o tempo não ajudou”, revela Beatriz.

A organizadora ressalta que o foco deste evento é o combate à transfobia. “Devido ao grande índice de mortes de LGBTs, principalmente de travestis e transexuais, decidimos pelo tema ‘Por um Goiás sem Transfobia’. Nós reivindicamos uma lei que criminalize a discriminação, não contra travestis e transexuais, mas contra toda a comunidade LGBT”, afirma.

A partida da passeata será no cruzamento das avenidas Contorno e Araguaia, no Setor Central, e os participantes devem seguir pela Paranaíba, Tocantins e Araguaia, retornando ao início.

Linhas de ônibus que passam por essas tiveram suas rotas alteradas na data. Representantes do Fórum e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) também estão presentes no local em oficinas de acolhimento para distribuir informações sobre o uso do nome social.

A Prefeitura de Goiânia informa ainda que realiza ainda a IV Semana de Saúde LGBT nas unidades de saúde da cidade para conscientizar profissionais e a população sobre o atendimento sem preconceitos.

O evento deste domingo é apenas o primeiro dos dois que serão realizados neste ano. O próximo deve ocorrer no dia 4 de setembro, também em um domingo e no mesmo local, com o tema “Identidade de Gênero é Direito” e com coordenação da Associação da Parada LGBT de Goiânia. São esperadas cerca de 200 mil pessoas.