Misticismo

Paralelo 14: lenda diz que túnel na Chapada dos Veadeiros liga Goiás a Machu Picchu

Além do Paralelo 14, Chapada dos Veadeiros tem a lenda de que lá está a maior pedra de quartzo do mundo, com energia que atrai ETs

Paralelo 14, na Chapada dos Veadeiros (Foto: Redes sociais)

Passa por Goiás uma linha imaginária que atrai turistas interessados no misticismo da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste do Estado.

Essa linha fica 14º ao sul do plano equatorial terrestre, e além de Goiás atravessa também o Peru. Talvez por esse motivo criou-se a lenda de que no Paralelo 14 haveria uma portal que leva a Machu Picchu, a cidade dos Incas.

LEIA TAMBÉM: Chapada dos Veadeiros entra na lista de 10 destinos turísticos mais procurados

No parque nacional da Chapada dos Veadeiros existe uma placa com o indicativo do local por onde passa o Paralelo 14, e visitantes acreditam haver ali energia capaz de curar até as maiores doenças.

Visitas de extraterrestres
A Chapada guarda outros mitos tão curiosos quanto o do Paralelo 14. Um deles é a de que o subsolo da região guarda a maior placa de quartzo do mundo, com milhões de toneladas. A suposta existência dessa placa alimenta, nos turistas, a crença de que a Chapada é a região escolhida para receber seres alienígenas iluminados, atraídos pena energia que emana do suposto quartzo.

Esse é um mito que faz bem ao comércio local de artesanato, que lucra com peças feitas de material parecido.

Existem mais de 50 grupos místicos, filosóficos ou religiosos na região de Alto Paraíso de Goiás, atraídos com tantas histórias do gênero. Há dezenas de relatos não comprovados de moradores que juram ter testemunhado uma aparição alienígena.