Parceria entre Agetop e municípios prevê manutenção de 20 trechos de rodovias goianas
Serviços de manutenção serão realizados em 20 trechos de rodovias estaduais em Goiás através de…
Serviços de manutenção serão realizados em 20 trechos de rodovias estaduais em Goiás através de uma parceria entre a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) e os municípios. Até o momento, prefeitos de mais de 30 cidades no Estado de Goiás confirmaram a adesão ao Termo de Cooperação Técnica, elaborado para ações emergenciais de recuperação da malha viária.
A previsão é que as prefeituras formalizem o acordo nesta segunda-feira (28). Rio Verde (GO), Jataí (GO), Catalão (GO), Gameleira de Goiás (GO), Goianira (GO), Cabeceiras (GO), Silvânia (GO), Mambaí (GO), São Domingos (GO) e Nerópolis (GO) são os dez municípios que assinaram o Termo.
Os serviços de manutenção estão em execução nas regiões de Rio Verde e Jataí, com previsão de conclusão até o fim do mês. As parcerias também preveem trabalhos nos trechos mais críticos das rodovias: GO-333, GO-174, GO-406, GO-050, GO-178, GO-180, GO-467, GO-437, GO-070, GO-441, GO-591, GO-346, GO-139, GO-147, GO-330, GO-108, GO-110, GO-080, GO-222, GO-466.
Segundo a Agetop, as prefeituras que aderiram ao Termo de Cooperação têm conseguido, além de todo acompanhamento estratégico e técnico do órgão, o apoio de cooperativas, associações de produtores rurais, indústrias locais e prefeituras vizinhas para tornar possível a execução da recuperação da malha viária.
Estado crítico
Diante do risco de prejuízos, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) elaboraram um relatório com os pontos mais problemáticos das rodovias goianas. Segundo o documento,feito a partir de queixas de produtores e observação dos Sindicatos Rurais (SRs), existem mais de 47 trechos críticos na malha rodoviária de Goiás. São rodovias sem pavimentação ou com asfalto em péssimas condições.
A situação da GO-306, entre Mineiros e Chapadão do Céu, preocupa por ser uma importante via para o agronegócio e, que, segundo o relatório, está totalmente sem trafegabilidade. “De 30 a 40% dos aviários de Mineiros dependem dessa rodovia. Além de ser uma região com lavoura de soja e cana-de-açúcar; gado de corte e leite, e também com uma área de 500 hectares de eucalipto e 200 hectares de seringueira plantado nas proximidades da rodovia”, destaca o relatório.
Já na GO-178, entre Jataí e Itarumã, toda a rodovia está em estado crítico. Na GO-180, que liga a BR-364 no município de Jataí até a estrada vicinal da GO-306, na região de São José, também apresenta problemas com buracos e falta de cascalho. No trecho que liga Chapadão do Céu a Jataí, na GO-050, preocupa produtores rurais e os Sindicatos, já que a rodovia necessita de uma operação tampa buraco. “O trecho está muito ruim, com partes intransitáveis, sem sinalização e com necessidade de manutenção imediata”, aponta o relatório feito pela Faeg e pelo Ifag.
BRs
De acordo com o levantamento, ainda há quatro trechos de rodovias federais que estão com trafegabilidade, mas com necessidade de manutenção. São eles: BR 364, entre Mineiros e Jataí; BR 158, entre Caiapônia e Piranhas / Caiapônia e Jataí; BR 452, entre Rio Verde e Bom Jesus de Goiás; BR 153, entre Anápolis e divisa com Tocantins.
“Com o início da colheita em grande parte do estado, a cada dia que passa poderemos ter uma situação ainda mais difícil no que se refere ao escoamento da produção. “Nas atuais e péssimas condições que estão, as rodovias prejudicam não somente o produtor rural, mas sim a sociedade como um todo”, destaca o presidente da Faeg e deputado federal eleito, José Mário Schreiner (DEM).