Parque das Emas: fiscalização flagra desmatamento ilegal de área equivalente a 50 campos de futebol
Documento que permitia o desmatamento na área omitia informações ecológicas e alegava que o local era ocupado, mas a região é de preservação ambiental
Durante uma fiscalização de rotina, administradores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) flagram o desmatamento ilegal de 50 hectares no Parque Nacional das Emas, localizada na divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul. A área desmatada equivale a 50 campos de futebol.
De acordo com os fiscais, os homens que desmatavam o local são oriundos do Mato Grosso e apresentaram um documento que autoria a retirada de árvores. No entanto, o documento consta que se trata de uma área ocupada, mas a região é de preservação ambiental. Além disso, quem realizou o processo que autoriza o desmatamento omitiu informações de importância ecológica da região.
O local desmatado fica às margens do parque que possui 132 mil hectares e é considerado um corredor ecológico, onde transitam diversas espécies de animais. Por esse motivo, retirar árvores da área é proibido. A área de preservação ambiental do parque está situado entre Mineiros, Chapadão do Céu e Mato Grosso do Sul. A responsabilidade de garantir a preservação do local é do Governo Federal.
Os tratores apreendidos foram encaminhados para a sede do parque, onde ficarão até a conclusão da investigação que está a cargo da Polícia Federal. Ao final do processo, os veículos serão devolvidos aos proprietários.
A fiscalização do parque é dificultada devido a extensão territorial, por isso os fiscais não souberam informar há quanto tempo os tratores derrubam árvores do local.
Leia outras informações do Mais Goiás
Cidades que mais geram gases de efeito estufa ficam na Amazônia, revela estudo
Amazônia tem recorde de desmate em abril, com mais de 1.000 km² derrubados
Apenas 10,3% de alertas de desmatamento foram fiscalizados em Goiás
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt