CULTURA

Parque Mutirama é reconhecido como patrimônio cultural de Goiânia

Lei foi sancionada pelo prefeito Rogério Cruz nesta quarta-feira (6/11)

Parque Mutirama (Foto: Agetul)

O Parque Mutirama, localizado na região central de Goiânia, foi reconhecido como patrimônio cultural material do município com a sanção da Lei nº 11.268, pelo atual prefeito Rogério Cruz, nesta quarta-feira (6/11). O parque, com 55 anos de história, é um importante ponto de lazer na cidade e é um espaço de memória para várias gerações de goianienses. O projeto de lei é de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB).

Inaugurado em 1969, o Mutirama se destaca nacionalmente como um parque de diversões público e gratuito. Sua história começa ainda em meados da década de 1960, quando o então prefeito Iris Rezende idealizou o projeto com objetivo de democratizar o acesso ao lazer e proporcionar um espaço de diversão acessível a toda a população. 

A estética inspirada na Disney, unida com a proposta essencialmente democrática e inclusiva, tornou o Mutirama um espaço único e especial. Cada brinquedo faz parte do imaginário coletivo e guarda memórias de infância e momentos vividos entre milhares de famílias. 

O Parque Mutirama possui mais de 20 atrações, incluindo o Parque de Dinossauros, que traz réplicas em tamanho real para uma experiência imersiva. O espaço tem capacidade para receber até 10 mil pessoas por dia e funciona de quinta a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita.