Participante do concurso Cidadão-Herói de Goiás denuncia fraude e Governo suspende competição
Concurso visava escolher, por meio de votação popular na internet, 10 pessoas, que contribuíram com o Estado, para serem condecoradas; enquanto alguns tinham 300, outros tinham 3 mil votos
Um participante do concurso Cidadão-Herói, promovido pelo Governo de Goiás, denuncia fraude na competição. A denúncia foi feita ao Mais Goiás nesta terça-feira (17) e o candidato alega que candidatos usaram um aplicativo para ganhar votos de forma irregular. Em nota, a Secretaria de Comunicação informou que a competição foi cancelada depois que a fraude foi constada. Iniciado em novembro, o concurso visava escolher, por meio de votação popular na internet, 10 pessoas que contribuíram com o Estado para serem condecoradas.
No último domingo (15), o Mais Goiás contou a história de Dona Maria das Graças Peregrino Silva, professora aposentada, que concorria à honraria porque ela montou, em Aparecida de Goiânia, uma escola comunitária gratuita para alfabetizar idosos. No dia da publicação da matéria, ela estava com 300 votos, enquanto outros candidatos estavam com 20 mil.
Denúncia
O Guarda Civil Metropolitano (CGM) Vogado, participante do concurso, conta que descobriu a fraude após notar que candidatos com baixa expressão na capital possuíam cerca de 300 mil votos. “Achei a situação estranha porque são pessoas que quase não são conhecidas e tinham um número muito alto de votos. É um número que nem candidatos a deputado conseguem. Então, passei a investigar a situação e descobri que o sistema de votação era falho e passível de fraude”, disse.
Vogado explica que, juntamente com um amigo, descobriu um aplicativo capaz de conseguir diversos votos em poucos minutos. “O aplicativo simula uma quantidade de cliques na tela em um curto período de tempo. Fizemos um teste rápido e saímos de 12.814 votos para 13.114 em menos de um minuto”.
Pedido de cancelamento
Diante da suposta fraude, o participante solicitou, junto ao Ministério Público de Goiás (MP-GO), investigação e cancelamento. “Não é justo que o processo continue já que diversos candidatos foram prejudicados. O mínimo que pedimos é a retirada de participantes que eventualmente fizeram algo ilegal”, afirmou.
Conforme Vogado, o pedido de cancelamento também foi feito aos organizadores do concurso. “Entrei em contato com o pessoal do Governo para pedir uma auditoria para verificar o que realmente aconteceu. Eles me pediram para que eu retirasse o vídeo para que mais pessoas não fraudassem a competição”.
E completou: “eles me disseram que iriam investigar o caso e que os envolvidos seriam punidos. No entanto, não retiraram essas pessoas do concurso, apenas abaixaram os votos e a competição segue normalmente. O prazo para encerramento das votações é nesta terça-feira (17), inclusive. Eu poderia ficar calado e conseguir votos ilegais, mas seria uma contradição com a proposta do concurso. O certo é o cancelamento”.
Nota do Governo de Goiás:
A Secretaria de Comunicação esclarece que o Concurso Cidadão-Herói foi lançado para que a sociedade goiana pudesse eleger 10 dos condecorados com a “Ordem do Mérito Cidadão-Herói”, em 2018. Infelizmente, foram constatadas fraudes no processo de votação eletrônica e, por isso, o concurso foi cancelado. Lamentamos que um concurso cujo propósito é reconhecer atos de solidariedade, responsabilidade social e generosidade com o próximo tenha sido objeto de ações desonestas. No entanto, o ocorrido mostra a importância de iniciativas que reforcem os valores de uma consciência cidadã. O Governo de Goiás acredita que Integridade, Transparência e Responsabilidade são essenciais para a construção de um Estado mais forte e justo para todos.
Cidadão-Herói
Promovido pelo governo estadual, o concurso “Cidadão-Herói” visa homenagear goianos que, no seu dia a dia e por iniciativa própria, realizam ações em prol do Estado e da sociedade. Os interessados tiveram que produzir e enviar um vídeo de sua ação voluntária, ou de algum amigo, de até um minuto e meio, para o site www.cidadaoheroi.com.br. Na mesma plataforma, ocorre a votação popular entre os dias 10 e 17 de dezembro. Os dez mais bem votados serão condecorados pelo governador Ronaldo Caiado com uma comenda especial. A cerimônia festiva será realizada na Praça Cívica, em dezembro.