VÍDEO

Passagem de frente fria causa chuva rápida e rajadas de vento de 64 km/h em Goiás

Segundo o Cimehgo, as rajadas de vento ocorrem em razão da reação de massas de ar quente e ar frio

A passagem de uma frente fria em Goiás resultou em chuva rápida e rajadas de vento de até 64 km/h no estado, na quinta-feira (18). (Foto ilustrativa: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A passagem de uma frente fria em Goiás resultou em chuva rápida e rajadas de vento de até 64 km/h no estado, na quinta-feira (18). Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as cidades goianas da região Sul e Sudoeste devem ter temperaturas mais amenas. A capital Goiânia, por outro lado, segue quente.

Ao Mais Goiás, o gerente do Cimehgo, André Amorim, ressaltou que, mesmo em fase de dispersão, a frente fria ainda causou chuva e rajadas de vento.

“Essas rajadas de vento acontecem em razão de uma diferença de massas. Você tem um ar quente e chega um ar frio e úmido. A reação desses dois componentes é a ocorrência de ventanias. Em Goiânia, levantou bastante poeira”, explicou.

Ainda de acordo com o Cimehgo, a cidade de Caiapônia registrou rajadas de vento de 64 km/h; Rio Verde de 61 km/h, Jataí e Itumbiara de 58 e 56 km/h, respectivamente. Na capital, o registro foi de ventania de 43 km/h.

Na quinta-feira (18), ao menos 4 municípios goianos registraram chuva: Mineiros (3,6 mm), Jataí (1,0 mm), Chapadão do Céu (3 mm) e São Simão (1 mm).